Vinícola de Pernambuco recebe 3 Ouros e é destaque na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2025
O Verano Brasil, grupo vitivinícola do Vale do São Francisco, brilhou na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2025 com 3 Ouros e 10 rótulos premiados acima de 90 pontos, consolidando a força dos vinhos nordestinos no cenário nacional.

Clique aqui e escute o artigo
A produção de vinhos no sertão nordestino acaba de alcançar um novo patamar de reconhecimento nacional. O grupo vitivinícola Verano Brasil, sediado no Vale do São Francisco, em Pernambuco, brilhou na Grande Prova de Vinhos do Brasil (GPVB) 2025, conquistando três medalhas de Ouro e colocando dez rótulos acima dos 90 pontos, entre vinhos tranquilos, espumantes, frisantes e até um suco de uva.
Realizada entre os dias 24 e 27 de março no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, a 10ª edição da GPVB reuniu 22 jurados renomados para uma avaliação às cegas de 1.007 amostras provenientes de 10 estados brasileiros. Considerado o maior concurso de vinhos brasileiros do mundo, o evento é organizado pelo Grupo Baco e reconhecido por sua imparcialidade e rigor técnico.
Destaques pernambucanos
Entre os destaques da vinícola pernambucana, o Espumante Rio Valley Brut Rosé, elaborado 100% com uva Grenache, conquistou 91 pontos e uma Medalha de Ouro. O rótulo impressiona por seu frescor, perlage fina e notas marcantes de frutas vermelhas como amora, morango e framboesa, refletindo com fidelidade a tipicidade do terroir do Vale do São Francisco.

Imagem do Rio Valley Rosé, eleito Melhor Frisante do Brasil na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2025. Foto: Divulgação
Outro Ouro foi para o Garziera Reserva Malbec, um vinho encorpado, também com 91 pontos, maturado por seis meses em carvalho francês. Com notas intensas de frutas vermelhas, café e chocolate, o rótulo simboliza a aposta da vinícola na Malbec como casta símbolo da região. “Este vinho é muito especial para nós e já chega ao mercado com o selo da Indicação de Procedência Vale do São Francisco”, afirma Rodrigo Fabian, enólogo e sócio do grupo Verano Brasil.
LEIA TAMBÉM: 5 lugares para apreciar um bom vinho no Recife
O terceiro Ouro veio com o Garziera Bivarietal Chardonnay Chenin Blanc, eleito Melhor Corte Branco do Brasil. A bebida é um tributo ao passado e ao futuro da viticultura nordestina, com metade de suas uvas colhidas de vinhas plantadas ainda em 1983. “Este corte expressa a união entre tradição e inovação, reunindo características de vinhas centenárias e jovens talentos do nosso solo”, explica Fabian.
Além dos ouros, o Frisante Rio Valley Moscatel Rosé foi premiado com 90 pontos e eleito o Melhor Frisante Rosé do Brasil. Lançado em 2022 durante o São João de Petrolina, este frisante tem conquistado o Nordeste e outras regiões do país, com produção mensal de 50 mil litros e distribuição em estados como SP, RJ, DF, SC e RS.
Outros produtos que receberam 90 pontos foram o Espumante Garziera Extra Brut, o Garziera Varietal Shiraz, o Espumante Rio Valley Brut Branco e o já citado Moscatel Rosé. O destaque do Extra Brut vai para seu processo de elaboração: parte do vinho base amadureceu em barricas de carvalho francês, trazendo notas defumadas e de especiarias doces; além disso, o espumante ficou seis meses em contato com as borras, o que resultou em corpo e complexidade aromática superiores.
LEIA TAMBÉM: Evento ‘Entre Vinhos Convida’ une vinhos, música e alta gastronomia com chef Cesar Santos, nesta quarta (30)
Até mesmo o Suco de Uva Integral Rio Valley Tinto surpreendeu os jurados ao atingir 92 pontos, uma pontuação que reforça a excelência da vinícola também na produção não alcoólica.
A entrega oficial das medalhas acontece em 07 de maio, durante a Wine South America, em Bento Gonçalves (RS). A conquista do Verano Brasil confirma o crescente protagonismo dos vinhos nordestinos e reforça que o Vale do São Francisco está definitivamente no mapa das regiões vitivinícolas mais promissoras do Brasil.
“Mais do que um concurso, cada vez mais a GPVB se consolida como uma plataforma de conhecimento, divulgação e promoção dos vinhos brasileiros. Desde a abertura das inscrições até a entrega das premiações estamos trabalhando nossa indústria e seus produtos, levando as informações ao grande público do Brasil e até mesmo exterior”, conclui Sérgio Queiroz, sócio do Grupo Baco.
*beba com moderação.