O açaí é o queridinho do brasileiro, por ser um prato tradicional e que pode ser consumido de diversas formas, como doce, lanche ou almoço.
Quem segue uma alimentação mais saudável pode acabar se preocupando se o açaí é inimigo ou aliado da dieta. Para sanar essa dúvida, a Metrópoles conversou com a nutricionista Francielle Gouveia.
O açaí realmente possui muitos nutrientes, minerais, como ferro, potássio, magnésio e cálcio, além de vitaminas, como a A, B1, B2, C, D, E e K, que colaboram para absorção de ferro e o fortalecimento do sistema imunológico.
Leia também: 5 maiores erros que você pode cometer ao usar sua Airfryer
A nutricionista destaca que o alimento é recomendado para o combate da anemia e possui aminoácidos e antioxidantes.
Porém, voltando para a principal dúvida, se o açaí faz engordar ou não, Gouveia explica que 100 gramas de açaí puro equivalem a 58 calorias e que pode ser uma escolha saudável se for em quantidade e frequência adequadas.
“A fama do açaí ser calórico não está na fruta pura em si, mas sim no acréscimo dos xaropes e acompanhamentos, que são acrescidos de forma exagerada e que não trazem benefícios nutricionais. Por isso, aposte em acompanhamentos mais saudáveis como é o caso das outras frutas”, afirma a profissional.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”