Coxinha vegana com carne de caju
A coxinha vegana com carne de caju é uma alternativa deliciosa e nutritiva que pode ser apreciada por todos, veganos ou não. Com esta receita, você poderá preparar um petisco saboroso que vai agradar a todos na mesa, mostrando que é possível criar versões deliciosas e criativas de clássicos da culinária brasileira.
Clique aqui e escute a receita
A coxinha é um dos petiscos mais amados do Brasil, famosa por sua crocância e recheio suculento. Para aqueles que seguem uma dieta vegana ou estão buscando uma alternativa à tradicional coxinha de frango, a coxinha vegana com carne de caju é uma excelente opção. Com um recheio delicioso feito a partir de caju, esse petisco combina sabor e textura de forma surpreendente.
Ingredientes
Para o Recheio:
- 2 xícaras de caju (previamente cozidos e sem casca, aproximadamente 200g)
- 1 cebola média, picada
- 2 dentes de alho, picados
- 1/2 xícara de cenoura, ralada
- 1/2 xícara de milho (opcional)
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 colher de chá de páprica
- Sal e pimenta preta a gosto
- 1/4 xícara de salsinha ou cebolinha, picada
- 1 colher de sopa de farinha de trigo (para dar liga, se necessário)
Para a Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de polvilho doce
- 1/2 xícara de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 xícara de água quente
- 1/2 colher de chá de sal
Para Empanar e Fritar:
- Farinha de rosca (ou panko, para uma textura mais crocante)
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite vegetal (como leite de soja ou amêndoas)
- Óleo para fritar (ou óleo spray, se preferir assar)
Modo de Preparo
- Preparar o Recheio:
- Cozinhar o Caju: Cozinhe os cajus em água até que fiquem macios, por cerca de 15-20 minutos. Escorra bem.
- Refogar Cebola e Alho: Em uma frigideira grande, aqueça o óleo vegetal e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados.
- Adicionar Caju e Temperos: Adicione os cajus cozidos e amasse-os levemente com um garfo ou processador, até obter uma textura semelhante a carne desfiada. Misture bem com a cebola e o alho.
- Adicionar Cenoura e Milho: Junte a cenoura ralada e o milho (se estiver usando) ao recheio. Tempere com molho de soja, cominho, páprica, sal e pimenta. Cozinhe por alguns minutos, até que os vegetais estejam macios e os sabores estejam bem incorporados.
- Incorporar Farinha: Se a mistura estiver muito líquida, adicione a farinha de trigo para dar liga. Mexa bem e ajuste o tempero se necessário. Retire do fogo e deixe esfriar.
- Preparar a Massa:
- Misturar Ingredientes Secos: Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, polvilho doce, farinha de milho e sal.
- Adicionar Líquidos: Adicione o óleo vegetal e misture bem. Gradualmente, adicione a água quente, mexendo até que a massa comece a se unir.
- Sovar a Massa: Sove a massa até que esteja lisa e homogênea. Se necessário, adicione um pouco mais de água ou farinha para obter a consistência desejada.
- Montar as Coxinhas:
- Dividir a Massa: Pegue pequenas porções da massa e abra na palma da mão, formando discos.
- Adicionar Recheio: Coloque uma colher do recheio no centro de cada disco. Feche a massa ao redor do recheio e modele em forma de coxinha. Certifique-se de selar bem as bordas.
- Empanar: Passe as coxinhas na farinha de trigo, depois no leite vegetal e, por fim, na farinha de rosca.
- Fritar ou Assar:
- Fritar: Aqueça o óleo em uma frigideira funda e frite as coxinhas em porções, até que estejam douradas e crocantes, por cerca de 3-4 minutos de cada lado. Retire e coloque sobre papel toalha para remover o excesso de óleo.
- Assar (Opcional): Preaqueça o forno a 200°C (400°F). Coloque as coxinhas em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Asse por 20-25 minutos, virando na metade do tempo, até que estejam douradas e crocantes.
- Servir:
- Acompanhar: Sirva as coxinhas veganas quentes, acompanhadas de molhos de sua preferência, como ketchup, maionese vegana ou molho barbecue.