Camarão no inverno: alternativa saudável e nutritiva! Veja por que incluí-lo na dieta
Apesar de associado ao verão, o camarão pode ser um aliado da saúde também nos dias frios, com pratos saborosos e ricos em nutrientes.

Clique aqui e escute o artigo
Com a chegada do frio, muitos alimentos típicos do verão acabam sendo deixados de lado, e o camarão é um exemplo clássico dessa mudança de hábitos. Tradicionalmente associado às praias brasileiras e às refeições leves da alta temporada, esse fruto do mar é muitas vezes excluído dos cardápios de inverno.
No entanto, especialistas do Instituto de Pesca (IP-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, alertam que essa prática pode ser um desperdício de sabor e saúde.
Benefícios do camarão
Rico em nutrientes essenciais como selênio, vitamina B12, zinco e ácidos graxos ômega-3, o camarão é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico e com baixo teor de gordura. Esses componentes atuam diretamente na saúde cardiovascular, no fortalecimento do sistema imunológico e até no equilíbrio hormonal. Ou seja, ele é muito mais do que um ingrediente típico do verão: é um aliado importante da saúde durante todo o ano.
Além disso, o camarão é um ingrediente extremamente versátil, o que permite seu uso em receitas mais reconfortantes e adequadas para os dias frios. Pratos como moquecas, risotos, caldos e escondidinhos podem ser adaptados para incluir esse fruto do mar, garantindo refeições completas, saborosas e nutritivas.
LEIA TAMBÉM: Você não imagina como é fácil preparar esse camarão internacional: receita baratinha
De acordo com o pesquisador científico do IP, Fábio Sussel, “os dias frios de fato trazem uma tendência natural de escolhas por proteínas que tragam maior sensação de saciedade, como a suína e a bovina. Mas saúde é algo que devemos cuidar o ano todo. Moqueca e caldo de cabeça de camarão, por exemplo, são opções ricas em ômega-3 e que caem muito bem no período do inverno”.
Essa sazonalidade de consumo, muitas vezes guiada por fatores como clima, turismo e férias, impacta diretamente o comércio do camarão, especialmente nas regiões litorâneas. Portanto, manter esse alimento no cardápio também significa apoiar os produtores e comerciantes que atuam na cadeia do pescado, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor.
LEIA TAMBÉM: Bacalhau está caro? Chef ensina receita deliciosa com outras opções de pescados
O Instituto de Pesca, por meio de suas pesquisas científicas e tecnológicas, tem como missão promover soluções que fortaleçam a cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura no Brasil. Valorizar o consumo consciente de produtos como o camarão em todas as estações do ano é uma das estratégias recomendadas por seus especialistas.