Camarão no inverno: alternativa saudável e nutritiva! Veja por que incluí-lo na dieta

Apesar de associado ao verão, o camarão pode ser um aliado da saúde também nos dias frios, com pratos saborosos e ricos em nutrientes.

Pixabay - Imagem ilustrativa de camarão ao alho e óleo
Foto: Pixabay / Imagem ilustrativa de camarão ao alho e óleo
Tempo de preparo Preparo
Porções Serve

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

Com a chegada do frio, muitos alimentos típicos do verão acabam sendo deixados de lado, e o camarão é um exemplo clássico dessa mudança de hábitos. Tradicionalmente associado às praias brasileiras e às refeições leves da alta temporada, esse fruto do mar é muitas vezes excluído dos cardápios de inverno.

No entanto, especialistas do Instituto de Pesca (IP-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, alertam que essa prática pode ser um desperdício de sabor e saúde.

Benefícios do camarão

Rico em nutrientes essenciais como selênio, vitamina B12, zinco e ácidos graxos ômega-3, o camarão é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico e com baixo teor de gordura. Esses componentes atuam diretamente na saúde cardiovascular, no fortalecimento do sistema imunológico e até no equilíbrio hormonal. Ou seja, ele é muito mais do que um ingrediente típico do verão: é um aliado importante da saúde durante todo o ano.

Além disso, o camarão é um ingrediente extremamente versátil, o que permite seu uso em receitas mais reconfortantes e adequadas para os dias frios. Pratos como moquecas, risotos, caldos e escondidinhos podem ser adaptados para incluir esse fruto do mar, garantindo refeições completas, saborosas e nutritivas.

LEIA TAMBÉM: Você não imagina como é fácil preparar esse camarão internacional: receita baratinha

De acordo com o pesquisador científico do IP, Fábio Sussel, “os dias frios de fato trazem uma tendência natural de escolhas por proteínas que tragam maior sensação de saciedade, como a suína e a bovina. Mas saúde é algo que devemos cuidar o ano todo. Moqueca e caldo de cabeça de camarão, por exemplo, são opções ricas em ômega-3 e que caem muito bem no período do inverno”.

Essa sazonalidade de consumo, muitas vezes guiada por fatores como clima, turismo e férias, impacta diretamente o comércio do camarão, especialmente nas regiões litorâneas. Portanto, manter esse alimento no cardápio também significa apoiar os produtores e comerciantes que atuam na cadeia do pescado, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor.

LEIA TAMBÉM:  Bacalhau está caro? Chef ensina receita deliciosa com outras opções de pescados

O Instituto de Pesca, por meio de suas pesquisas científicas e tecnológicas, tem como missão promover soluções que fortaleçam a cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura no Brasil. Valorizar o consumo consciente de produtos como o camarão em todas as estações do ano é uma das estratégias recomendadas por seus especialistas.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também