Como escolher milho? Confira dicas para escolher o milho ideal para suas receitas

Confira como escolher o melhor milho para as suas receitas

Author Avatar
em 22/05/2024 Lawanne Arruda
Foto: iStock / Espiga de milho

Clique aqui e escute a receita

Estrela do período junino e presente em diversas receitas ao longo do ano, o milho é um dos ingredientes que dão um charme na culinária brasileira. Na época festiva, é comum aumentar a venda e presença da leguminosa pelas ruas e mercados, despertando o questionamento: qual o melhor milho para fazer receitas?

Neste artigo, você verá dicas de como escolher milho para o preparo de pratos e se a praticidade dos milhos em conserva vale a pena.

Como escolher o milho perfeito?

De olho na palha do milho

Quanto mais palha, mais protegido e hidratado o milho estará.

Cabelo do milho

O cabelo de milho pode variar de acordo com seu processo de amadurecimento, indo de um rosado a uma cor escura, quase preta. O ponto ideal da espiga é quando esta apresenta um cabelo marrom-dourado.

Imagem: iStock – Espiga de milho com cabelos

Aspectos do grãos

Para preparos culinários com milho, os maduros (bem amarelados) servem muito bem. No entanto, para o milho cozido, dê preferência aos milhos mais verdes (amarelos esbranquiçados), caso queira um milho mais suculento.

O milho maduro cozido tende a ter os grãos mais duros e “esponjudos” ao morder.

Evite espigas muito sujas

Espigas sujas e com uma ‘areinha’ molhada nos cabelos do milho estão mais sujeitas à contaminação e infiltração de bichos, como larvas e lagartas.

Milho em conserva: o milho de lata é saudável?

Há várias marcas e embalagens de milho no mercado. Vendidos em grãos ou ainda em espiga embalada, o milho encontrado nas prateleiras pode, sim, ser usado tranquilamente para preparo de pratos que usam o legume como base.

A principal diferença entre o milho natural e o em conserva é a possibilidade de conferir a qualidade dos grãos, uma vez que os milhos em conserva são geralmente armazenados em latas ou embalagens plásticas.

Já a questão de ser saudável ou não varia conforme o modo de conserva do produto. Há marcas em que o milho é conservado apenas em água; outras, adicionam conservantes. Isso deve ser especificado na embalagem, por isso, leia o rótulo antes de efetuar a compra para ter certeza do que está levando.

É importante lembrar fazer a higiene do milho antes de destiná-los ao preparo. Os grãos ou as espigas devem ser lavados em água corrente e manuseados com cuidado, afinal, trata-se de um alimento.

Fazer as compras é sempre uma tarefa desafiadora para quem não tem a prática de escolher frutas e verduras. Aqui temos dicas preciosas de como escolher frutas e verduras no mercado.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também