Como saber se o abacate está maduro? Aprenda a escolher abacate

Aprenda como saber se um abacate está maduro, como armazenar e o que fazer com um abacate verde

Author Avatar
em 05/04/2024 Lawanne Arruda
Foto: iStock / Abacate

Clique aqui e escute a receita

O abacate é uma das frutas peculiares em seus sinais amadurecimento. Muitas pessoas se guiam na escolha do abacate pelo sinal de caroço solto, no entanto há mais pontos que devem ser considerados.

Há alguns aspectos relevantes para a hora de fazer o mercado de hortifrutis, de modo geral, que compilamos em uma lista de dicas para comprar verduras, legumes e frutas para te ajudar. A seguir, você aprenderá como identificar um abacate maduro, verde ou fora do ponto com sinais específicos da fruta.

Como saber se o abacate está maduro? Dicas para escolher abacate

Caroço do abacate

De fato, o caroço estar solto é um sinal. Ele indica que o abacate está a caminho do amadurecimento.

Talo do abacate

O talo da fruto pode indicar sua fase de maturação. Se sair fácil, o abacate está bom para consumo; caso não, está verde. A “tampa do abacate”, que é como se chama a parte onde fica o talo da fruta, é um indicativo certeiro quanto ao ponto do abacate.

Ao remover o talo podemos enxergar a cor da tampinha e sinalizar o seguinte: verde, continua verde; amarelo; está amadurecendo; marrom, está maduro demais ou estragado.

Pressione o abacate com os dedos

Posicione a fruta na palma das mãos e dê leves pressionadas em sua casca. Caso a casca ceda um pouco ou você perceba que está mole, o abacate está maduro.

O que fazer com um abacate verde?

Se você tem em mãos um abacate verde, há algumas formas de acelerar o amadurecimento do abacate.

  • Você pode colocá-lo em uma sacola junto a uma maçã ou banana, para que o gás liberado por estas frutas provocam o amadurecimento das que estão ao redor;
  • Pode cortá-lo ao meio, passar suco de limão nas bordas da polpa, encaixá-las novamente e envolver bem o abacate em plástico filme;
  • Após aberto, o abacate deve ser conservado em geladeira, vedado com plástico ou em vasilha com tampa por até 5 dias.

Caso não precise do abacate para consumo rápido, dê preferência a abacates verdes, já que o abacate tende a amadurecer em até 7 dias após a colheita. No entanto, para preparo de receitas rápidas como creme de abacate ou o adorado guacamole, o ideal é um abacate maduro.

Fonte: wikiHow

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também