Conheça 10 alimentos que podem ser consumidos após o prazo de validade

Veja quais alimentos não vencem e podem ser consumidos mesmo após prazo de validade presente no rótulo!

Author Avatar
em 03/04/2024 Anderson Alves
Foto: IStock / Mulher observando prazo de vencimento de produto em supermercado ao lado de um carrinho de compras.

Clique aqui e escute a receita

As datas de validade em alimentos são como marcos temporais que nos indicam quando um produto é considerado seguro para consumo. No entanto, há uma lista de alimentos que desafiam essa regra e podem ser apreciados mesmo após o vencimento, desde que sejam armazenados corretamente.

Nesta matéria, conheça quais são esses alimentos e entenda o porquê de sua longa vida útil.

1. Extrato de Baunilha:

O extrato de baunilha contém álcool, um agente conservante natural. O álcool inibe o crescimento de microrganismos, prolongando a vida útil além da data de validade.

2. Xarope de Bordo:

Com baixo teor de água e alto teor de açúcar, o xarope de bordo cria um ambiente hostil para bactérias. Armazenado e refrigerado hermeticamente, pode durar indefinidamente sem perder suas qualidades.

3. Arroz:

O arroz é um grão seco e estável, menos suscetível à deterioração. Armazenado em local fresco e seco, pode ser consumido por tempo indeterminado.

4. Feijão:

Assim como o arroz, o feijão é um grão seco. Mesmo após o vencimento, é seguro consumi-lo se armazenado corretamente.

5. Café:

O café perde sabor e aroma com o tempo, mas não se torna prejudicial à saúde. Armazenado hermeticamente na geladeira, preserva suas características sensoriais.

6. Sal:

Sendo um mineral, o sal não suporta o crescimento de microrganismos. Sal iodado pode perder qualidade devido à evaporação do iodo, mas outras formas de sal duram indefinidamente.

7. Açúcar:

O açúcar puro e seco não favorece o crescimento de bactérias e fungos. Armazenado em local seco e protegido, pode ser consumido com segurança após a data de validade.

8. Vinagre Branco:

O vinagre branco possui propriedades antimicrobianas devido ao teor ácido. Armazenado em vidro com tampa e longe da luz direta, pode ser consumido por tempo indeterminado.

9. Amido de Milho:

Estável e versátil, o amido de milho pode ser consumido após a data de validade. Armazenado corretamente, protegido da umidade e da luz solar direta.

10. Bebidas Destiladas:

Vodka, whisky, rum e conhaque têm alto teor alcoólico, atuando como conservantes naturais. Mesmo com alterações no sabor, aroma ou cor, seu consumo é seguro após o vencimento.

Mas atenção, lembre-se sempre de verificar o estado dos alimentos antes de consumi-los!

*Esta matéria tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também