Reduza a acidez do molho de tomate caseiro com este truque simples
Descubra como neutralizar a acidez do molho de tomate caseiro sem aumentar as calorias com um ingrediente básico da cozinha.
Clique aqui e escute a receita
Quem gosta de cozinhar sabe que existem inúmeras receitas que utilizam molho de tomate, como massas, lasanhas, carnes, cachorros-quentes e até pratos como vagem ao molho de tomate ou empadão de frango. Fazer um molho de tomate caseiro é uma opção mais saborosa, personalizada e econômica para dar vida aos seus pratos.
O tomate é naturalmente ácido, o que pode ser um problema tanto para o paladar quanto para o estômago. Tradicionalmente, o açúcar é utilizado para amenizar essa acidez, mas ele adiciona calorias e não é adequado para diabéticos, já o leite também pode ser usado, mas altera a textura do molho e contém lactose.
Felizmente, existe um ingrediente simples que neutraliza a acidez sem aumentar as calorias ou adicionar lactose: o bicarbonato de sódio.
Como reduzir de vez a acidez do molho de tomate caseiro?
O segredo para um molho de tomate sem acidez é adicionar bicarbonato de sódio. Este ingrediente tem pH alcalino, o que significa que ele neutraliza o pH ácido do molho de tomate, equilibrando-o sem afetar o sabor. Enquanto usar o açúcar apenas mascara a acidez, o bicarbonato realmente a neutraliza.
Para usar este truque, adicione pequenas quantidades de bicarbonato de sódio ao molho enquanto cozinha, misture bem e deixe incorporar por alguns minutos antes de provar. Adicione aos poucos, pois em grandes quantidades o bicarbonato pode alterar o sabor do molho.
O molho de tomate perfeito
– Adicione bicarbonato de sódio em pequenas quantidades e prove até alcançar o ponto ideal.
– Use tomates maduros e de boa qualidade para um molho mais doce e suave.
– Evite adicionar açúcar ou leite para manter o molho saudável e adequado para todos os tipos de dieta.
Com essas dicas simples, você pode preparar um molho de tomate caseiro delicioso e sem acidez, ideal para diversas receitas.