8 alimentos ricos em proteínas para incluir na dieta
Conheça alimentos ricos em proteínas, um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. A inclusão de proteínas na dieta é fundamental para a construção e reparação dos tecidos, produção de hormônios e enzimas, além de contribuir para a sensação de saciedade.

Clique aqui e escute o artigo
As proteínas são importantes para o funcionamento do corpo humano, ao auxiliarem na construção da pele, dos músculos, dos ossos e de outros tecidos.
Além disso, também auxiliam no processo de emagrecimento, visto que contém lenta digestão e aumentam a sensação de saciedade.
São nutrientes que podem facilmente ser encontrados em diferentes tipos de alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal.
Veja também: O Poder do Suco de Maçã para a Saúde
Sendo assim, a nutricionista Thatyana Freitas apresenta 8 alimentos ricos em proteínas e os benefícios oferecidos por eles. Confira mais detalhes a seguir.
1. Laticínios (leites e derivados)

Reprodução/iStock
Ricos em proteínas de alto valor biológico, cálcio e vitaminas A, D e E, os laticínios são essenciais para a formação e manutenção muscular.
2. Carnes magras (aves, peixes e carne vermelha)

lifeforstock / Freepik
Fornecem vitaminas A, D, E e K, aminoácidos, proteínas e minerais como ferro, zinco e fósforo. As carnes magras são fundamentais para a formação de células e hormônios.
3. Ovo

Ovos mexidos cremosos – Freepik
O ovo é uma importante fonte de proteína, tiamina, riboflavina, folato e vitaminas B6 e B12, essenciais para energia estável.
A colina na gema beneficia a memória, enquanto a albumina da clara contribui para a formação muscular e saciedade.
4. Leguminosas (lentilha, feijão, ervilha, soja e grão-de-bico)

iStock
Essas leguminosas contêm proteínas, carboidratos complexos, fibras e sais minerais, ajudando no controle do colesterol.
5. Cereais (arroz, aveia, centeio e cevada)

Imagem de arroz sendo lavado – Freepik
Os cereais são fontes de proteínas, fibras, vitaminas e carboidratos complexos, promovendo o funcionamento saudável do intestino e energia para as células.
6. Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim e pistache)

Imagem ilustrativa de torta de nozes
Richas em proteínas, selênio, fibras e gorduras saudáveis, as oleaginosas atuam como antioxidantes e ajudam a reduzir o colesterol.
7. Quinoa
Contém cerca de 20 aminoácidos, proteínas, fibras, ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B e alto valor nutritivo.
A quinoa fortalece a imunidade e ajuda a preservar a elasticidade muscular. Além disso, possui fitoestrógenos, que podem aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.
8. Spirulina
Essa microalga é um superalimento com até 70% de proteínas, rica em aminoácidos essenciais.
É uma excelente alternativa proteica para vegetarianos e veganos, além de conter ferro, vitaminas do complexo B e antioxidantes como a ficocianina, que auxilia na redução de inflamações e protege as células contra radicais livres.