8 alimentos ricos em proteínas para incluir na dieta

Conheça alimentos ricos em proteínas, um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. A inclusão de proteínas na dieta é fundamental para a construção e reparação dos tecidos, produção de hormônios e enzimas, além de contribuir para a sensação de saciedade.

Author Avatar
em 14/01/2025 Gabriella Zilma
Foto: Filé de tilápia / iStock

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

As proteínas são importantes para o funcionamento do corpo humano, ao auxiliarem na construção da pele, dos músculos, dos ossos e de outros tecidos.

Além disso, também auxiliam no processo de emagrecimento, visto que contém lenta digestão e aumentam a sensação de saciedade.

São nutrientes que podem facilmente ser encontrados em diferentes tipos de alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal.

Veja também: O Poder do Suco de Maçã para a Saúde

Sendo assim, a nutricionista Thatyana Freitas apresenta 8 alimentos ricos em proteínas e os benefícios oferecidos por eles. Confira mais detalhes a seguir.

1. Laticínios (leites e derivados)

Leite de amêndoas

Reprodução/iStock

Ricos em proteínas de alto valor biológico, cálcio e vitaminas A, D e E, os laticínios são essenciais para a formação e manutenção muscular.

2. Carnes magras (aves, peixes e carne vermelha)

lifeforstock / Freepik

Fornecem vitaminas A, D, E e K, aminoácidos, proteínas e minerais como ferro, zinco e fósforo. As carnes magras são fundamentais para a formação de células e hormônios.

3. Ovo

Ovos mexidos cremosos – Freepik

O ovo é uma importante fonte de proteína, tiamina, riboflavina, folato e vitaminas B6 e B12, essenciais para energia estável.

A colina na gema beneficia a memória, enquanto a albumina da clara contribui para a formação muscular e saciedade.

4. Leguminosas (lentilha, feijão, ervilha, soja e grão-de-bico)

iStock

Essas leguminosas contêm proteínas, carboidratos complexos, fibras e sais minerais, ajudando no controle do colesterol.

5. Cereais (arroz, aveia, centeio e cevada)

Imagem de arroz sendo lavado – Freepik

Os cereais são fontes de proteínas, fibras, vitaminas e carboidratos complexos, promovendo o funcionamento saudável do intestino e energia para as células.

6. Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim e pistache)

Torta de Nozes com Caramelo

Imagem ilustrativa de torta de nozes

Richas em proteínas, selênio, fibras e gorduras saudáveis, as oleaginosas atuam como antioxidantes e ajudam a reduzir o colesterol.

7. Quinoa

Contém cerca de 20 aminoácidos, proteínas, fibras, ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B e alto valor nutritivo.

A quinoa fortalece a imunidade e ajuda a preservar a elasticidade muscular. Além disso, possui fitoestrógenos, que podem aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.

8. Spirulina

Essa microalga é um superalimento com até 70% de proteínas, rica em aminoácidos essenciais.

É uma excelente alternativa proteica para vegetarianos e veganos, além de conter ferro, vitaminas do complexo B e antioxidantes como a ficocianina, que auxilia na redução de inflamações e protege as células contra radicais livres.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também