Gelatina para emagrecer: alimento ajuda a perder peso ou é apenas mito? Veja o que dizem nutricionistas
Popular e barata, a gelatina tem sido uma opção para ajuda a “enganar” a vontade de comer ou como complemento do colágeno.
Clique aqui e escute a receita
A gelatina tem se tornado cada vez mais um alimento popular, que tem sido utilizada na alimentação com a dupla função de saciar a vontade de comer doces, como uma alternativa de baixas calorias, e como fonte de colágeno para a pele.
Isso acontece porque ela é produzida a partir do colágeno extraído do tecido conjuntivo de animais, como pele e ossos. Quando dissolvida em água quente e resfriada, se transforma em um gel flexível e consistente, amplamente utilizado em diversas receitas, como sobremesas, doces e produtos dietéticos.
Entretanto, vale ressaltar que a gelatina em pó não é necessariamente saudável: frequentemente contém aditivos como açúcares e corantes artificiais que podem ser prejudiciais à saúde.
Segundo a nutricionista Carla de Castro, ao Portal Metrópoles, a gelatina pode estar sendo superestimada, uma vez que não há nela ingredirdes suficientes para ser incorporada à dieta:
“Não recomendaria pelo processo de produção, ela tem aditivos químicos adicionados. Além de corante e conservante, é muito açúcar ou muito adoçante”, afirmou a especialista.
Opções saudáveis para “enganar” a vontade de comer doce
De acordo com Carla, se a intenção for promover a saciedade e “enganar” a vontade de comer doces, o ideal seria optar por outros alimentos naturais, como frutas e açaí:
“São opções que o nosso organismo de fato reconhece e vai absorver, sem desencadear nenhum processo inflamatório”, explicou.
Já em relação ao emagrecimento, a nutricionista Monik Cabral, também em entrevista ao Metrópoles, afirmou que a gelatina não é uma opção tão adequada para emagrecer;
“Quando analisamos o rótulo, observamos um monte de açúcar e corantes. Nas opções diet e zero, encontramos maltodextrina, adoçantes e corantes que fazem mal para a saúde”, afirma.