6 temperos indispensáveis, segundo Catia Fonseca

Com truques simples, Catia ensina como realçar o aroma e a personalidade dos pratos, mostrando que a escolha dos ingredientes faz toda a diferença.

Author Avatar
em 28/11/2024 Flávio Oliveira

Clique aqui e escute a receita

Avalie esta receita

0 / 5. 0

A apresentadora Catia Fonseca tem mostrado nas redes sociais que sua paixão pela culinária vai muito além do que os telespectadores veem diariamente em seu programa. Seu talento na cozinha está sempre acompanhado de truques que tornam as receitas ainda mais deliciosas.

Quando o assunto é tempero, Catia compartilha seus preferidos e ensina como transformar os pratos com mais sabor, aroma e personalidade. Confira as dicas!

Catia no estúdio do Melhor da Tarde. Reprodução/Instagram.

Cominho

De sabor terroso e aroma intenso, o cominho é perfeito para carnes, molhos, sopas e legumes. Presente em receitas latinas, indianas e árabes, ele realça ensopados, refogados e pratos com vegetais assados. “Eu também gosto dele no feijão”, revela Catia.

Páprica

Obtida a partir do pimentão seco e moído, a páprica pode ser doce, picante ou defumada. Ideal para aves, batatas, carnes e molhos, é um ingrediente comum no goulash húngaro e em pratos como frango grelhado e vegetais assados. “Na minha cozinha, ela não falta quando preparo peixe”, afirma a apresentadora.

Chimichurri

Tradicional na culinária argentina e uruguaia, o chimichurri é uma mistura de ervas como salsinha, orégano e alho. Ele é indicado para aves, carnes, molhos e acompanhamentos como feijão tropeiro, além de ser indispensável para churrascos e marinadas. Catia dá a dica: “O segredo é deixar os temperos marinando por pelo menos 12 horas antes de usar. Isso intensifica o sabor”.

Alecrim

Com um aroma herbal marcante, o alecrim é um dos favoritos para temperar carnes, sopas e batatas. “Se existe um cheiro mais gostoso que o do alecrim, eu desconheço. E ele ainda pode ser usado como repelente”, comenta Catia. Esse clássico da cozinha mediterrânea é ideal para pratos assados, como cordeiro, porco ou batatas rústicas.

Cúrcuma

De coloração amarela vibrante e reconhecida por suas propriedades antioxidantes, a cúrcuma é indicada para pratos como arroz, aves, sopas e vegetais. Muito usada na culinária asiática, é um ingrediente indispensável no curry e em receitas de arroz aromático.

Canela

Com um sabor doce e levemente picante, a canela brilha em sobremesas como tortas de maçã, arroz doce e bebidas quentes, além de ser versátil em preparações com café e chá. “A canela também é famosa fora da cozinha. Existe a superstição de que soprá-la no primeiro dia do mês traz prosperidade. Não custa nada tentar, não é mesmo?”, brinca Catia.

Com essas sugestões, a apresentadora mostra que escolher os temperos certos pode transformar qualquer prato em uma experiência única, cheia de sabor e criatividade.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também