Bebida para diminuir o açúcar no sangue e emagrecer
Conforme o estudo, a bebida pode auxiliar no metabolismo da glicose, mas há um alerta sobre seus efeitos no emagrecimento. Confira mais informações a seguir.

Clique aqui e escute o artigo
A água com gás pode ajudar na perda de peso ao aumentar a absorção de glicose, segundo um estudo do BMJ Nutrition Prevention & Health que investiga o impacto do dióxido de carbono presente na bebida no metabolismo do açúcar.
Confira mais informações a seguir.
Como a água com gás age no corpo?

Imagem de água com gás – iStock
Ao ser ingerido, o dióxido de carbono (CO₂) é rapidamente absorvido pelo estômago e se transforma em bicarbonato no sangue. Isso reduz a acidez do sangue e ativa enzimas que aumentam o uso de glicose pelas células vermelhas.
Veja também: 4 sucos detox para desinchar o corpo
A pesquisa indica que esse efeito pode acelerar o metabolismo do açúcar, ajudando na queima de energia antes que ela se torne gordura.
Ajuda mesmo a emagrecer?

Imagem de água com gás – iStock
Apesar de seus efeitos metabólicos, o impacto da água com gás é limitado. O estudo compara isso ao que ocorre na hemodiálise, que filtra e alcaliniza o sangue.
Embora esse processo reduza os níveis de glicose, a quantidade total de açúcar utilizada é mínima. Portanto, beber água com gás sozinha não leva a uma perda de peso significativa.
Veja também: 5 Frutas que Auxiliam a Regular seu Intestino!
Maior saciedade
A água com gás provoca uma leve distensão no estômago, gerando uma sensação temporária de saciedade, diferente da água comum.
Isso pode ajudar a controlar o apetite e reduzir a ingestão de alimentos, beneficiando quem deseja comer menos.
Alertas dos especialistas

Imagem de água com gás – iStock
Beber excessivamente água com gás pode causar desconforto, como inchaço, gases e agravar condições como refluxo e síndrome do intestino irritável.
Os especialistas afirmam que, embora a água com gás tenha efeitos positivos no metabolismo e no controle do apetite, ela não substitui uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados.
Veja também: 6 Frutas que ajudam a Prevenir Diabetes, conforme estudo
“Embora haja uma ligação hipotética entre água carbonatada e metabolismo de glicose, isso ainda precisa ser testado em estudos de intervenção humana bem elaborados. E embora este estudo acrescente à base de evidências, ele não fornece evidências suficientes para fazer recomendações para o uso preventivo ou terapêutico de água carbonatada. Além disso, quaisquer benefícios potenciais devem ser pesados contra os danos potenciais de bebidas carbonatadas que podem conter sódio, glicose ou outros aditivos”, opinou o professor Sumantra Ray, coproprietário do periódico.