Conheça 9 tipos de abóbora e saiba qual a melhor para cada tipo de receita

A abóbora é muito apreciada pelo sabor e a versatilidade na hora de protagonizar deliciosas receitas variadas. Seja em saladas, almoços ou até mesmo em doces, ela é nutritiva e…

Author Avatar
em 04/04/2025 Marilia Pessoa
Foto: Foto: Freepik / Abóboras

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

A abóbora é muito apreciada pelo sabor e a versatilidade na hora de protagonizar deliciosas receitas variadas. Seja em saladas, almoços ou até mesmo em doces, ela é nutritiva e pouco calórica, ideal para o consumo até na dieta.

Você sabia que existem nove tipos de abóbora, cada uma com características próprias? Algumas delas combinam mais com determinadas receitas e conhecer cada tipo pode te ajudar a escolher melhor qual será a estrela do seu próximo prato.

Confira a seguir qual a diferença entre as abóboras com as dicas da nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Maira Viviani.

Quais são os tipos de abóbora?

Moranga

Um dos tipos mais populares, ela é facilmente reconhecida pelo formato arredondado, ligeiramente achatado, com gomos bem marcados e uma casca que pode variar entre tons de verde e laranja.

Sua polpa tem sabor adocicado e textura macia, ótima para receitas salgadas, como sopas e o famoso camarão na moranga, quanto em doces.

Além disso, é uma excelente fonte de fibras e de vitaminas A e C.

Hokkaido

Originária do Japão, ela tem um sabor levemente adocicado. Pode ser encontrada nas tonalidades amarela ou laranja e ajuda na prevenção de doenças ligadas a órgãos como rins, estômago, coração, baço, pâncreas e próstata.

A abóbora Hokkaido é ótima para curry e também pode fazer parte de deliciosas sopas, molhos, compotas, geleias e pratos com queijo.

Paulista

Com formato mais alongado e listras em tons de verde-claro e creme, ela tem um toque adocicado perfeita para ser utilizada para fazer doces, geleias e pães.

Cabotiá

A cabotiá tem casca verde e firme. Sua polpa é mais seca e consistente, ideal para pratos salgados. Muito usada em purês que acompanham carnes ou massas, também é boa para fazer escondidinhos.

Manteiga

Com casca e polpa claras, essa abóbora tem um sabor mais suave. Muito nutritiva e com baixo teor calórico. Perfeita para fazer purês, sopas, assados, saladas e tacos.

Halloween

Ela tem casca mais fina. Por dentro, há muitas sementes e textura mais fibrosa. Ela pode ser assada e servida em saladas junto a rúcula, queijo e nozes.

Musquée de Provence

Uma variedade francesa com casca inicialmente acinzentada e polpa firme. Ela pode ser usada tanto no preparo de diversos tipos de doces — como muffins, compotas e tortas — quanto em pratos salgados, como sopas com gengibre, curry ou leite de coco.

Abóbora de pescoço (ou menina)

Com alto teor de água, ela é perfeita para saladas com laranja, amêndoas laminadas e um toque de vinagre balsâmico.

Essa variação é rica em fibras e ajuda na digestão.

Bolota

Compacta e arredondada, ela tem uma casca dura e é bastante usada assada, seja temperada com azeite, ervas e sal ou com mel. Ela também combina com pratos que levam carnes mais gordurosas.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também