Conheça 9 tipos de abóbora e saiba qual a melhor para cada tipo de receita
A abóbora é muito apreciada pelo sabor e a versatilidade na hora de protagonizar deliciosas receitas variadas. Seja em saladas, almoços ou até mesmo em doces, ela é nutritiva e…

Clique aqui e escute o artigo
A abóbora é muito apreciada pelo sabor e a versatilidade na hora de protagonizar deliciosas receitas variadas. Seja em saladas, almoços ou até mesmo em doces, ela é nutritiva e pouco calórica, ideal para o consumo até na dieta.
Você sabia que existem nove tipos de abóbora, cada uma com características próprias? Algumas delas combinam mais com determinadas receitas e conhecer cada tipo pode te ajudar a escolher melhor qual será a estrela do seu próximo prato.
Confira a seguir qual a diferença entre as abóboras com as dicas da nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Maira Viviani.
Quais são os tipos de abóbora?
Moranga
Um dos tipos mais populares, ela é facilmente reconhecida pelo formato arredondado, ligeiramente achatado, com gomos bem marcados e uma casca que pode variar entre tons de verde e laranja.
Sua polpa tem sabor adocicado e textura macia, ótima para receitas salgadas, como sopas e o famoso camarão na moranga, quanto em doces.
Além disso, é uma excelente fonte de fibras e de vitaminas A e C.
Hokkaido
Originária do Japão, ela tem um sabor levemente adocicado. Pode ser encontrada nas tonalidades amarela ou laranja e ajuda na prevenção de doenças ligadas a órgãos como rins, estômago, coração, baço, pâncreas e próstata.
A abóbora Hokkaido é ótima para curry e também pode fazer parte de deliciosas sopas, molhos, compotas, geleias e pratos com queijo.
Paulista
Com formato mais alongado e listras em tons de verde-claro e creme, ela tem um toque adocicado perfeita para ser utilizada para fazer doces, geleias e pães.
Cabotiá
A cabotiá tem casca verde e firme. Sua polpa é mais seca e consistente, ideal para pratos salgados. Muito usada em purês que acompanham carnes ou massas, também é boa para fazer escondidinhos.
Manteiga
Com casca e polpa claras, essa abóbora tem um sabor mais suave. Muito nutritiva e com baixo teor calórico. Perfeita para fazer purês, sopas, assados, saladas e tacos.
Halloween
Ela tem casca mais fina. Por dentro, há muitas sementes e textura mais fibrosa. Ela pode ser assada e servida em saladas junto a rúcula, queijo e nozes.
Musquée de Provence
Uma variedade francesa com casca inicialmente acinzentada e polpa firme. Ela pode ser usada tanto no preparo de diversos tipos de doces — como muffins, compotas e tortas — quanto em pratos salgados, como sopas com gengibre, curry ou leite de coco.
SEMENTES de ABÓBORA para o EMAGRECIMENTO
Abóbora de pescoço (ou menina)
Com alto teor de água, ela é perfeita para saladas com laranja, amêndoas laminadas e um toque de vinagre balsâmico.
Essa variação é rica em fibras e ajuda na digestão.
Bolota
Compacta e arredondada, ela tem uma casca dura e é bastante usada assada, seja temperada com azeite, ervas e sal ou com mel. Ela também combina com pratos que levam carnes mais gordurosas.