Feijão com gases? Veja estas dicas infalíveis para diminuir os gases do feijão
O feijão é rico em nutrientes, mas pode causar desconforto devido aos gases. Porém algumas técnicas simples podem ajudar a reduzir esse problema
Clique aqui e escute a receita
O feijão é um alimento delicioso e nutritivo, mas é conhecido por causar gases em algumas pessoas por causa da presença de oligossacarídeos.
O oligossacarídeos é um tipo de carboidrato que o intestino do corpo humano tem maior dificuldade para digerir, por isso pode causar flatulência, inchaço abdominal e até desconforto.
Mesmo com essas situações, o feijão ainda é um alimento essencial para uma dieta equilibrada por ser uma fonte de ferro e nutrientes.
Porém há algumas formas de evitar este desconforto, com os truques certos, é possível aliviar os gases do seu feijão já no cozimento!
Veja algumas técnicas simples para aproveitar apenas os benefícios deste prato maravilhoso:
Antes do cozimento:
-
Deixe de molho:
Deixe o feijão de molho em água fria por pelo menos 12 horas. Troque a água pelo menos uma vez durante esse período.
Isso ajuda a eliminar parte dos oligossacarídeos, substâncias que causam fermentação no intestino e, consequentemente, gases.
-
Adicionar vinagre ou limão:
Um truque é sempre adicionar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada litro de água de molho na receita.
O motivo disso é porque o ácido presente no vinagre e também no limão ajuda a quebrar os oligossacarídeos.
Leia também: A fruta escureceu? Veja 5 truques para manter suas frutas novas mesmo depois de cortadas
Durante o cozimento:
-
Cozinhar por tempo suficiente:
Cozinhe o feijão até ficar macio. O cozimento prolongado ajuda a inativar os oligossacarídeos presentes no feijão e evitar o desconforto.
-
Adicionar temperos:
Ervas como cominho, coentro, louro e cominho podem ajudar a aliviar os gases que estão no alimento durante o cozimento e melhorar a digestão posteriormente.
Outras dicas:
- Inicie o consumo de feijão gradualmente e coma em quantidades moderadas.
- Consumir feijão junto com alimentos ricos em fibras, como arroz integral e legumes, pode ajudar a regular o trânsito intestinal.
- O consumo de alimentos ricos em probióticos, como iogurte natural e kefir, pode ajudar a equilibrar a flora intestinal e reduzir a produção de gases.
- Cada pessoa reage de forma diferente ao feijão. Se você continuar tendo problemas com gases mesmo seguindo essas dicas, consulte um nutricionista ou médico.
VEJA TAMBÉM: