Anvisa proíbe venda de tapioca com creatina em todo o Brasil; veja marcas suspensas

Anvisa suspende a venda de tapioca com creatina no Brasil. Entenda os riscos, os motivos da proibição e as marcas afetadas.

Author Avatar
em 07/01/2025 Anderson Alves
Foto: Reprodução/iStock / Imagem ilustrativa de tapioca
Tempo de preparo Preparo

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, comercialização e distribuição de tapiocas que contenham creatina em sua composição. As informações são do site do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (6/1) e afeta marcas específicas que violaram normas de segurança alimentar. A creatina, amplamente utilizada como suplemento por atletas, não possui autorização para ser adicionada a alimentos convencionais.

De acordo com a resolução nº 4.871/2024, a tapioca de goma pronta com creatina, fabricada pela empresa Rocha & Filhos LTDA, foi proibida por não apresentar avaliação de segurança necessária. A Anvisa reforçou que a creatina só é permitida em suplementos alimentares e é restrita ao consumo de adultos com 19 anos ou mais.

Além disso, a marca Pernambuquinha também sofreu restrições. Um lote específico de tapioca foi retirado do mercado conforme a resolução nº 4.734, que identificou a presença do suplemento na composição do produto.

LEIA TAMBÉM: Abenutri reprova 18 marcas de creatina após análise: Algumas não continham nenhuma grama do produto;

Por que a creatina foi proibida em alimentos?

A creatina é reconhecida por seu papel no aumento da força e no desenvolvimento muscular. Ela age no sistema anaeróbico aláctico (via ATP-CP), fornecendo energia extra para exercícios de alta intensidade. No entanto, o uso da substância deve ser feito de forma controlada, com orientação profissional, e está regulamentado exclusivamente para suplementos.

Em entrevista ao Metrópoles, a nutricionista Luiza Franco, da clínica Consciência Nutricional, explicou: “A creatina é segura e oferece benefícios como maior energia durante exercícios e prevenção da sarcopenia. No entanto, seu uso precisa ser prescrito por profissionais de saúde, respeitando as necessidades individuais.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também