Como escolher melancia doce e saborosa no mercado? Confira dicas práticas

Aprenda vários truques de como escolher melancia madura e como conservá-la

Author Avatar
em 06/04/2024 Lawanne Arruda
Foto: iStock / Como escolher melancia no mercado

Clique aqui e escute a receita

Comer uma melancia vermelhinha e docinha é uma experiência única para quem tem a sorte de escolher uma melancia doce e saborosa no mercado. Muitas pessoas não fazem ideia de como escolher uma fruta boa ou usam de métodos duvidosos como bater na casca da melancia.

Além de dicas gerais para escolher frutas e verduras na hora das compras, há dicas específicas para escolher a melancia perfeita. Confira abaixo!

Como escolher melancia doce?

Formato da melancia

A primeira dica é escolher uma melancia com formato uniforme. A assimetria ou presença de bolhas pode indicar problemas de formação durante o seu cultivo.

Peso da melancia

A melancia é majoritariamente composta por água e quanto mais pesada, mais suculenta ela estará. Erga a melancia nas mãos e escolha a mais pesada em relação ao tamanho.

“Toc-toc” na melancia

O ato de bater na casca da melancia é uma prática bem comum no mercado. O que se espera ao bater com os nós do dedos na fruta é ouvir um som oco, indicando que está madura.

Marca de melancia madura

As melancias possuem uma “marca de campo”, que é uma mancha amarelada na parte da fruta que ficou em contato com o solo. Sua presença indica amadurecimento para a colheita. Se essa mancha for branca ou simplesmente não existir, a melancia foi colhida verde e não vai amadurecer.

Cor e brilho da casca de melancia

Ao contrário de outras frutas, a melancia madura tem uma casca fosca e verde-escura. Se estiver brilhosa, a melancia está verde.

Escolher melancia aberta

Para escolher uma melancia já cortada, procure por fatias que tenham a polpa bem vermelha, com caroços escuros e sem muita parte branca. Sementes brancas indicam que ela não amadureceu. Evite as que estiverem com as sementes soltando da fruta.

Como armazenar a melancia? Veja a melhor forma de guardar a melancia

A melancia madura fechada pode ser mantida na geladeira por até uma semana. Após a abertura, o ideal é cortá-la em pedaços sem a casca e mantê-los em potinhos fechados por até 4 dias.

Caso você tenha em mãos uma melancia verde, deixe-a em temperatura ambiente por uns 3-4 dias para amadurecer levemente. Mas atenção: se não houver a presença da mancha amarela, ela foi colhida muito cedo e não vai amadurecer.

Para congelar a melancia é ideal que ela esteja madura e cortada em pedaços. Existem várias técnicas para o congelamento da melancia, como no açúcar, xarope e outros, mas o mais saudável e congelá-la pura.

  • Corte a melancia em cubos e retire as sementes;
  • Disponha os pedaços separadamente em uma forma de alumínio forrada com papel-manteiga; feche a forma com plástico filme e leve para congelar por cerca de 2 horas;
  • Retire os pedaços da forma e passe para saquinhos ou recipientes específicos para freezer. A melancia será preservada por cerca de 1 ano, se feito corretamente;
  • Para descongelar, passe os pedacinhos do freezer para a geladeira. Ao ser descongelada, a melancia sofre alteração em sua estrutura, sendo indicada para a preparação de bebidas.

Estas dicas vão te ajudar a fazer boas escolhas no mercado de hortifruti. Saiba também como escolher abacate e ter boas experiências com frutas deliciosas.

Fonte: wikiHow

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também