Como preparar o bife perfeito? Veja 5 dicas essenciais
Saiba como preparar o bife ideal, sem deixá-lo borrachudo nem seco. Veja como escolher, como temperar e outros cuidados na hora do cozimento
Clique aqui e escute a receita
Preparar carne não precisa ser uma tarefa difícil, se executada da forma correta. A coisa mais importante a saber é que não é qualquer corte bovino que serve para fazer bife, especialmente se a ideia for grelhar ou usar a airfryer. Isso não significa que precisa ser sempre carne de primeira. Além da alcatra e do contra-filé, você pode usar fraldinha e coxão mole para preparar um bom bife.
No mercado ou açougue, lembre-se de escolher os pedaços mais limpos e bem vermelhos, além de verificar a validade.
Como cortar a carne para fazer bife
O ideal é sempre respeitar a fibra da carne e cortar na direção dela para evitar que a carne fique dura. Também é importante prestar atenção à espessura do bife, para não correr o risco de ele passar do ponto ao ser cozido e acabar ficando seco e borrachudo.
Se você não sabe muito bem como fazer e tem receio, é melhor pedir no açougue para cortarem a carne já no formato de bife.
Tempero para bife de carne
A verdade é que a carne vermelha, ao contrário do frango e da carne de porco, não precisa de muitos temperos para ficar gostosa. Você pode usar apenas sal (sal grosso pode dar um toque de churrasco). Se quiser dar um sabor diferenciado ao bife, pode usar cominho, pimenta-do-reino, páprica e até orégano.
É preciso deixar o bife de carne marinando?
A marinada serve para deixar a carne mais macia e saborosa. É usada para carnes que demoram mais para “pegar o tempero” ou que são duras, como peito de boi, fígado de boi, lombo de porco, coxa de frango… Cortes de carne bovina, especialmente para bife, não devem ser marinados para não ficarem salgados demais.
Como cozinhar o bife de carne?
Se o bife de carne estiver grosso, você pode prepará-lo na air fryer, simulando um churrasco. O ideal é que ela esteja bem quente ao colocar a carne. Deixe assar por cerca de 5 minutos e verifique; se estiver levemente torrado, vire e deixe mais 5 minutos.
Na frigideira, o processo é mais rápido e, no caso de bifes mais finos, o mais indicado. Coloque um pouco de gordura e acrescente o bife. Não fique mexendo! Deixe dourar em fogo alto de um lado, por 3 a 5 minutos dependendo da espessura. Quando metade da lateral do bife estiver com aspecto cozido, vire para cozinhar do outro lado. Nesse ponto, conte mais 5 minutos se desejar uma carne ao ponto.