Manteiga ghee: saiba os benefícios e como preparar em casa
A manteiga ghee vem conquistando alguns paladares, devido os benefícios à saúde, que melhora a saúde da pele, dos cabelos e até das unhas. Confira mais a seguir

Clique aqui e escute o artigo
Algumas pessoas estão optando por consumir a manteiga ghee no dia a dia e incluindo em receitas. Mas, você conhece os benefícios?
Esse produto é utilizado como uma opção mais saudável ao invés da margarina comum. Os benefícios vão além da pele, cabelos e até as unhas.
Outras propriedades benéficas muito conhecidas estão ligadas ao fortalecimento do sistema imunológico, da saúde dos ossos e da digestão.
Entretanto, a manteiga ghee se diferencia por ser feita a partir do leite de vaca, ovelha, cabra ou de búfalo, passando por um processo de eliminação da água e dos alimentos sólidos do leite, como as proteínas e lactose. Confira mais a seguir.
Benefícios da manteiga ghee
Conforme o site Tudo Gostoso, existem alguns benefícios à saúde, confira a seguir:
- Pele, cabelo e unhas mais saudáveis: Graças às vitaminas A e E, a ghee age como um poderoso antioxidante. Ela protege suas células dos danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a saúde e beleza da pele, cabelo e unhas.
- Aumento da imunidade: As vitaminas A e E, com o ácido butírico, ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O ácido butírico, em particular, está associado ao aumento das células de defesa no intestino.
- Fortalecimento dos ossos: A ghee é uma fonte de vitamina K, um nutriente essencial para a produção de osteocalcina, uma proteína fundamental para a estrutura óssea.
- Melhora da digestão: Por ser mais fácil de digerir, a ghee é benéfica para a saúde intestinal. Seus ácidos graxos de cadeia curta e média são absorvidos mais rapidamente, e o ácido butírico ajuda a reduzir a inflamação no intestino.
Propriedades e uso na culinária
- Livre de lactose e caseína: Durante o processo de clarificação, os sólidos do leite, incluindo a lactose e a caseína, são removidos. Isso torna a ghee uma excelente opção para quem tem sensibilidade a esses componentes.
- Ponto de fumaça alto: A ghee é ideal para cozinhar, pois é mais estável em altas temperaturas (entre 200°C e 250°C). Use-a para refogar, mas evite frituras.
- Não precisa de refrigeração: Por ter seus sólidos de leite eliminados, a ghee tem uma durabilidade maior. Por isso, você pode guardá-la fora da geladeira.
Um ponto de atenção
- Colesterol e triglicerídeos: Embora alguns estudos sugiram que a ghee pode ajudar a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, os resultados ainda não são conclusivos. Portanto, o consumo deve ser moderado.
Receita de manteiga ghee caseira

Imagem de manteiga ghee caseira
Ingrediente:
- 250g de manteiga sem sal.
Modo de preparo:
1. Derretimento
Coloque a manteiga em uma panela (de vidro ou inox é mais indicado), e leve ao fogo médio até derreter e começar a ferver. Caso prefira, utilize o método de banho-maria.
2. Remoção da espuma
Com uma escumadeira ou colher, retire a espuma formada na superfície. Evite mexer na parte líquida. Esse processo leva cerca de 30 a 40 minutos.
3. Resfriamento e coagem
Deixe a manteiga esfriar um pouco e, depois, coe o líquido usando uma peneira para retirar os sólidos formados no fundo da panela, onde possui lactose.
4. Armazenamento
Transfira a manteiga para um frasco de vidro esterilizado. No primeiro dia, armazene na geladeira para que ela adquira uma consistência dura. Após isso, pode ser mantida em temperatura ambiente.