Manteiga ghee: saiba os benefícios e como preparar em casa

A manteiga ghee vem conquistando alguns paladares, devido os benefícios à saúde, que melhora a saúde da pele, dos cabelos e até das unhas. Confira mais a seguir

Imagem de manteiga ghee caseira - Imagem de manteiga ghee caseira
Foto: Imagem de manteiga ghee caseira / Imagem de manteiga ghee caseira
Tempo de preparo Preparo
Porções Serve

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

3 / 5. 2

Algumas pessoas estão optando por consumir a manteiga ghee no dia a dia e incluindo em receitas. Mas, você conhece os benefícios?

Esse produto é utilizado como uma opção mais saudável ao invés da margarina comum. Os benefícios vão além da pele, cabelos e até as unhas.

Outras propriedades benéficas muito conhecidas estão ligadas ao fortalecimento do sistema imunológico, da saúde dos ossos e da digestão.

Entretanto, a manteiga ghee se diferencia por ser feita a partir do leite de vaca, ovelha, cabra ou de búfalo, passando por um processo de eliminação da água e dos alimentos sólidos do leite, como as proteínas e lactose. Confira mais a seguir.

Benefícios da manteiga ghee

Conforme o site Tudo Gostoso, existem alguns benefícios à saúde, confira a seguir:

  • Pele, cabelo e unhas mais saudáveis: Graças às vitaminas A e E, a ghee age como um poderoso antioxidante. Ela protege suas células dos danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a saúde e beleza da pele, cabelo e unhas.
  • Aumento da imunidade: As vitaminas A e E, com o ácido butírico, ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O ácido butírico, em particular, está associado ao aumento das células de defesa no intestino.
  • Fortalecimento dos ossos: A ghee é uma fonte de vitamina K, um nutriente essencial para a produção de osteocalcina, uma proteína fundamental para a estrutura óssea.
  • Melhora da digestão: Por ser mais fácil de digerir, a ghee é benéfica para a saúde intestinal. Seus ácidos graxos de cadeia curta e média são absorvidos mais rapidamente, e o ácido butírico ajuda a reduzir a inflamação no intestino.

Propriedades e uso na culinária

  • Livre de lactose e caseína: Durante o processo de clarificação, os sólidos do leite, incluindo a lactose e a caseína, são removidos. Isso torna a ghee uma excelente opção para quem tem sensibilidade a esses componentes.
  • Ponto de fumaça alto: A ghee é ideal para cozinhar, pois é mais estável em altas temperaturas (entre 200°C e 250°C). Use-a para refogar, mas evite frituras.
  • Não precisa de refrigeração: Por ter seus sólidos de leite eliminados, a ghee tem uma durabilidade maior. Por isso, você pode guardá-la fora da geladeira.

Um ponto de atenção

  • Colesterol e triglicerídeos: Embora alguns estudos sugiram que a ghee pode ajudar a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, os resultados ainda não são conclusivos. Portanto, o consumo deve ser moderado.

Receita de manteiga ghee caseira

Imagem de manteiga ghee caseira

Ingrediente:

  • 250g de manteiga sem sal.

Modo de preparo:

1. Derretimento

Coloque a manteiga em uma panela (de vidro ou inox é mais indicado), e leve ao fogo médio até derreter e começar a ferver. Caso prefira, utilize o método de banho-maria.

2. Remoção da espuma

Com uma escumadeira ou colher, retire a espuma formada na superfície. Evite mexer na parte líquida. Esse processo leva cerca de 30 a 40 minutos.

3. Resfriamento e coagem

Deixe a manteiga esfriar um pouco e, depois, coe o líquido usando uma peneira para retirar os sólidos formados no fundo da panela, onde possui lactose.

4. Armazenamento

Transfira a manteiga para um frasco de vidro esterilizado. No primeiro dia, armazene na geladeira para que ela adquira uma consistência dura. Após isso, pode ser mantida em temperatura ambiente.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também