Um a cada 3 brasileiros consome refeições congeladas ao menos uma vez por semana

Pesquisa realizada pela Food Consulting revela que 1 a cada 3 brasileiros consome refeições congeladas semanalmente.

BravissimoS/IStock - Imagem de refeições congeladas
Foto: BravissimoS/IStock / Imagem de refeições congeladas
Tempo de preparo Preparo
Porções Serve

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

A rotina acelerada e a busca por praticidade vêm transformando a forma como os brasileiros se alimentam. Segundo levantamento da Food Consulting encomendado pela BRF e realizado com consumidores de todo o país entre maio e junho de 2024, um em cada três brasileiros já inclui pratos congelados em sua rotina, consumindo esse tipo de refeição ao menos uma vez por semana.

Entre os motivos, praticidade (31%) e facilidade no dia a dia aparecem como os principais fatores que impulsionam essa escolha, além da economia (27%), tempo reduzido para refeições (25%) e do interesse em ter uma alimentação mais saudável e equilibrada (24%). Para grande parte dos entrevistados, os pratos prontos se consolidam como alternativa a almoços feitos em casa ou mesmo fora, em restaurantes.

Esses dados revelam uma mudança significativa nos hábitos alimentares: os pratos prontos se consolidam como alternativa não apenas para refeições em casa, mas também como substitutos de almoços fora, em restaurantes ou durante o home office. A preferência por conveniência se reflete também nos locais de consumo: 55% dos entrevistados consomem essas refeições no trabalho, 42% em casa fora do horário profissional e 25% durante o home office.

LEIA TAMBÉM: Marmitas congeladas: desvendando mitos e verdades

O estudo também revela que o consumo de marmitas congeladas é mais frequente entre mulheres, pessoas de 27 a 42 anos e moradores da região Sudeste. Além disso, metade dos consumidores mantém equilíbrio entre marmitas preparadas em casa e as compradas prontas, e a culinária brasileira continua liderando as preferências, com destaque para pratos à base de carnes, aves e saladas.

*A pesquisa contou com a participação de 1.083 consumidores de todo o país, entre homens e mulheres acima de 16 anos, das classes A, B, C e D.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também