4 melhores chás para reduzir retenção de líquido

Muitos chás possuem efeitos diuréticos, ajudando a reduzir inchaços, mas devem ser consumidos com cautela, pois nem todos são seguros para todas as pessoas. Consulte sempre um profissional de saúde antes de ingerir qualquer chá.

Author Avatar
em 09/12/2024 Flávio Oliveira

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 1

A sabedoria popular afirma que muitos chás possuem efeitos diuréticos, ou seja, estimulam uma maior eliminação de líquidos pela urina, o que pode ajudar a reduzir o inchaço causado por certas condições de saúde. No entanto, é importante estar atento: há diversos fatores a serem levados em consideração.

Em primeiro lugar, a sensação de aumento da diurese (quantidade de urina eliminada ao longo do dia) pode ser simplesmente causada pela maior ingestão de líquidos, proporcionada pelo consumo do chá. De fato, chás e infusões contêm várias substâncias com potencial para influenciar sistemas do nosso corpo. Contudo, quando preparados dessa forma, é quase impossível mensurar a quantidade exata oferecida, devido à variabilidade no preparo e na apresentação.

Outro ponto relevante é que nem todas as pessoas podem fazer uso seguro de qualquer chá, dependendo da sua condição de saúde, especialmente se estiverem consumindo quantidades elevadas ou descontroladas dessas substâncias. Por isso, os chás não devem ser consumidos de forma indiscriminada ou excessiva (muito menos devem substituir a devida avaliação médica e tratamento especializado).

Confira alguns chás populares:

Chá de salsinha

Um dos chás mais conhecidos para problemas urinários, a salsinha contém substâncias que apresentam indícios de ação sobre certos tipos de cálculos renais.

Ingredientes

• 1 ramo ou 15 g de salsinha fresca com talos
• 1/4 de limão
• 250 ml de água quente

Modo de preparo

Lave e pique a salsinha. Aqueça a água até que comecem a aparecer bolhas e desligue o fogo. Em seguida, adicione a salsinha à água e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe, deixe esfriar um pouco e beba várias vezes ao dia. Idealmente, o chá de salsinha deve ser evitado por grávidas e por pessoas em tratamento com anticoagulantes ou outros diuréticos.

LEIA TAMBÉM: Melhor chá para circulação: veja receita completa

Chá de dente-de-leão

Rico em potássio, o dente-de-leão age sobre os rins e estimula a produção de urina.

Ingredientes

• 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão
• 250 ml de água quente

Modo de preparo

Coloque a água em uma xícara e adicione as raízes, deixando repousar por 10 minutos. Coe e beba de duas a três vezes ao dia. Essa planta deve ser evitada durante a gravidez e por pessoas com problemas nos ductos biliares ou obstrução intestinal.

LEIA TAMBÉM: Este chá é o segredo para turbinar a memória e garantir noites de sono revigorantes

Chá de cavalinha

Essa planta tem efeito diurético e antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres e a eliminar o excesso de água do corpo.

Ingredientes

• 1 colher (chá) de cavalinha
• 250 ml de água quente

Modo de preparo
Coloque a cavalinha na xícara com a água fervente e deixe repousar entre 5 e 10 minutos. Após coar, deixe esfriar um pouco e consuma três vezes ao dia.

Chá de hibisco

Embora os mecanismos exatos não sejam completamente compreendidos, o hibisco pode aumentar a produção de urina, auxiliando na eliminação da água retida no corpo. Por ser vasodilatador, pode reduzir a pressão arterial, causando tonturas e sensação de fraqueza. Por isso, é importante controlar a quantidade consumida.

Ingredientes

• 2 colheres (sopa) cheias de flores de hibisco seco
• 1 litro de água quase fervendo

Modo de preparo

Adicione o hibisco à água quente e deixe em infusão por 10 minutos, com a panela tampada. Coe e beba ao longo do dia. Esse chá deve ser evitado durante a gravidez e a amamentação.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também