Chá ajuda a descer a menstruação? Entenda se funciona

Algumas pessoas recorrem ao uso de chás para fazer o sangramento da menstruação chegar mais rápido ou finalmente descer se estiver atrasado, como é o caso do popular chá de…

Imagem principal
Tempo de preparo Preparo

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

Algumas pessoas recorrem ao uso de chás para fazer o sangramento da menstruação chegar mais rápido ou finalmente descer se estiver atrasado, como é o caso do popular chá de canela. Mas será que os chás realmente fazem a menstruação descer ou antecipam o fluxo?

Chá ajuda a menstruação a descer?

A verdade é que não existe comprovação científica de que as infusões façam o fluxo descer, mas especialistas apontam que algumas ervas e chás podem incentivar a chegada da menstruação ao ajudar na contração do útero.

De acordo com a ginecologista e médica consultada pelo portal UOL, Carolina Curci, as ervas podem causar contrações no útero e facilitar a chegada da menstruação para quem já está próximo de iniciar o fluxo.

A maioria dos chás que são indicados para reduzir desconfortos ligados à menstruação estão associados a diminuir sintomas como cólicas, fluxo muito intenso e inchaço.

Chás que podem afetar a menstruação

Chá de canela:

A canela é conhecida por suas propriedades estimulantes das contrações uterinas. Mas é importante destacar que não há estudos que comprovem que a bebida faça a menstruação vir.

Chá de gengibre:

Utilizado para aliviar cólicas menstruais, o gengibre também pode estimular contrações uterinas.

Chá de hibisco:

O chá de hibisco pode influenciar os níveis hormonais, especialmente o estrogênio, ligado à menstruação, além de aliviar os sintomas da TPM.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre a endometriose

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também