Você sabe quais os vinhos indicados para o verão? Conheça

Conheça a seguir os vinhos mais indicados para o verão são aqueles mais leves e refrescantes, que harmonizam com as temperaturas mais altas da estação.

Author Avatar
em 06/02/2025 Gabriella Zilma
Foto: Imagem ilustrativa de garrafas de vinho / Reprodução/iStock

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

No auge do verão, em meio às temperaturas mais altas e os compromissos mais descontraídos, a pedida ideal é sempre ter à disposição vinhos que trazem frescor e leveza para as ocasiões.

Segundo a sommelière Keli Bergamo, embaixadora da Viña Morandé no Brasil, premiada vinícola chilena, há três estilos de vinhos tranquilos (ou seja, sem bolhas) indispensáveis na adega de qualquer amante de vinhos.

Todos, inclusive, são distribuídos em Pernambuco pela Wine Concept Brasil. Confira as dicas:

Um vinho branco jovem

Divulgação/ Viña Morandé

“As notas primárias de frutas e flores, o frescor e a leveza dos vinhos brancos sem passagem por barrica carregam em si a essência do verão”, destaca Keli.

Ela adiciona que os rótulos de sauvignon blanc, chardonnay e até semillon são ideais para harmonizar com saladas frescas, frutos-do-mar e até pratos da culinária asiática.

Pionero Reserva Chardonnay: Carrega notas frutadas que lembram pêra, maçã verde e abacaxi fresco. No paladar é frutado e equilibrado, com bastante frescor, cremosidade e persistência. É elaborado no Vale do Maule, terroir histórico para o Chile.

Vinho rosé frutado

Com uma coloração irresistível e sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa, os rosés frutados e jovens são mais que encantadores: são versáteis!

“Do encontro com amigos na piscina à harmonização com frutos do mar, bruschettas de tomate e charcutarias, o rosé é a cara do verão”, comenta Keli.

Pionero Reserva Rosé: Elaborado com um blend de uvas do Vale do Maule, no Chile, este rosado traz notas de framboesas e morango, com nuances florais e especiadas. No paladar tem uma textura delicada e fresca.

Vinho tinto leve e pouco tânico

Divulgação/ Viña Morandé

Tinto combina, sim, com a estação. Mas não aqueles exemplares mais encorpados, maturados e alcoólicos.

Troque-os por opções jovens, frescas e pouco tânicas, elaborados com uvas como a pinot noir e país.

“São alternativas que podem ser servidas com temperatura ligeiramente mais baixa, tornando a experiência ainda mais prazerosa e refrescante”, explica Keli Bergamo.

Morandé Selección de Viñedos Gran Reserva Pinot Noir: De coloração em tons de vermelho-cereja brilhante, apresenta intensos aromas de framboesas e cerejas, com agradáveis notas terrosas, florais e especiarias.

Originário do Vale de Casablanca, carrega sua tipicidade com um corpo delicado, estrutura elegante e muito equilíbrio.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também