Como harmonizar vinhos e espumantes com a ceia de Ano Novo

Saiba como harmonizar vinhos e espumantes corretamente com os pratos das ceias de Natal e Ano Novo

Author Avatar
em 06/12/2024 Flávio Oliveira
Foto: iStock / Imagem ilustrativa de bife ao vinho
Tempo de preparo Preparo

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

Se você é apaixonado por vinho, provavelmente já conhece as combinações que nunca falham. Mas, se ainda não tem muita experiência no tema, vale anotar as recomendações das sommelières Cibele Siqueira e Paula Daidone, do clube Wine, para a Casa e Jardim.

Mesmo com o menu de fim de ano definido, ainda dá tempo de ajustar alguns rótulos e investir em harmonizações de destaque. Veja as sugestões ideais para os pratos clássicos da ceia:

Peru, Chester e outras aves natalinas

A carne de aves apresenta um sabor relativamente suave. Nesse caso, os molhos e acompanhamentos ganham protagonismo e influenciam na escolha do vinho ideal. No geral, vinhos brancos secos com acidez moderada, como Chardonnay e Chenin Blanc, são indicados. Porém, se o prato incluir frutas vermelhas ou pretas, farofa com bacon ou outros acompanhamentos mais intensos, um vinho tinto de corpo leve a médio, como Grenache, Sangiovese, Barbera ou Merlot, é uma excelente escolha.

Tender

Com sabor marcante, o tender costuma ser servido com frutas, o que combina com vinhos frutados e levemente adocicados. O toque defumado da carne pede rótulos que tenham passagem por barricas. Brancos encorpados, como Chardonnay, Semillon e Fernão Pires, ou tintos de corpo médio e meio-seco, como Merlot, Grenache ou Primitivo, são boas opções. Um espumante Demi-Sec também harmoniza perfeitamente.

Bacalhau

Sendo um peixe, a harmonização clássica para o bacalhau é o vinho branco. Porém, é importante considerar os ingredientes da receita e o modo de preparo. Um lombo de bacalhau assado, por exemplo, tem textura fibrosa e pode ser acompanhado por um tinto de corpo médio. Já pratos como salada de bacalhau ou bolinho de bacalhau harmonizam melhor com um branco de boa acidez, como Alvarinho, casta nobre dos vinhos portugueses.

Salpicão

Feito à base de frango e maionese, o salpicão tem uma textura cremosa e mais gordurosa. Para equilibrar, o ideal é um vinho branco com alta acidez, que ajuda a “limpar” a gordura, e corpo médio, para que o peso do vinho esteja em harmonia com o prato. Sugestões: Chardonnay, Viognier, Chenin Blanc, Semillon, Fernão Pires ou um Espumante Brut.

Pernil, lombo e outras carnes suínas leves

A carne de porco, com sua gordura característica, exige vinhos com taninos que ajudem a equilibrar o paladar. Merlot, Carménère e Grenache são ótimas opções. Rosés mais intensos ou elaborados com uvas como Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon também criam uma boa combinação.

Lentilha

Com um sabor levemente terroso, a lentilha harmoniza bem com a uva Pinot Noir, que também apresenta notas de terra. Se o prato for servido na ceia de Ano Novo, acompanhando tradições supersticiosas, um espumante Rosé Brut é uma escolha acertada.

Panetone

A massa neutra do panetone permite que o recheio defina a harmonização. As versões tradicionais, com frutas cristalizadas, combinam com vinhos de colheita tardia, como Porto Branco, ou um espumante Moscatel. Já os recheios de chocolate, castanhas ou frutas secas harmonizam bem com um Porto Tawny.

Rabanada

Se você não abre mão da rabanada na ceia, aqui vai a sugestão: a gordura da fritura pede um vinho branco com alta acidez, enquanto o leite condensado e o açúcar combinam com um vinho doce. Um espumante Moscatel é a escolha ideal. Se a receita for generosa na canela, aposte em um Porto Tawny.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também