Entenda as diferenças entre sal de cozinha e sal marinho

Confira as principais diferenças entre o sal de cozinha e o sal marinho, além dos benefícios e riscos associados ao consumo do tempero nas refeições

Author Avatar
em 06/12/2024 Guilherme Gusmao
Foto: iStock / Saleiro de vidro sobre a mesa

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

O sal é um dos ingredientes mais comuns e essenciais em nossa alimentação. Embora ambos os tipos de sal, o marinho e o de cozinha, sejam amplamente utilizados, você sabe qual é a diferença entre eles?

Embora esses dois tipos sirvam para temperar alimentos, suas origens, composição e benefícios para a saúde podem variar. Sendo assim, confira as principais distinções entre o sal marinho e o sal de cozinha e entenda qual deles pode ser mais adequado para o seu dia a dia.

Diferenças

O sal marinho é extraído diretamente da água do mar por meio da evaporação natural. Esse processo ocorre em salinas ou lagoas salinas, onde a água do mar é deixada para evaporar, deixando o sal cristalizado.

Esse tipo de sal marinho pode passar por um processo mínimo de refino, o que permite que ele retenha minerais como magnésio, potássio e cálcio, que são benéficos para a saúde.

Já o sal de cozinha, é extraído de minas de sal ou de fontes subterrâneas, onde o sal se forma ao longo de milhões de anos. Após a extração, ele passa por um processo de refinamento mais intenso, que remove impurezas e minerais. O resultado é um sal mais puro, composto quase que exclusivamente por cloreto de sódio (NaCl).

Se o sal de cozinha é muito usado em pratos do dia a dia, o sal marinho também pode ser ideal para realçar os sabores juntos com vinagre de maçã, ervas e temperos caseiros. As pessoas podem aproveitar sua pureza e sabor natural, além do seu teor nutritivo.

Benefícios e perigos do uso do Sal

Para o site Eu Atleta, do Ge, a nutricionista Renata Buzzini destacou que, embora o consumo de sais de boa qualidade seja benéfico, é importante não exagerar no uso do tempero.

A entrevista ressaltou que entre os principais benefícios do sal estão a manutenção do equilíbrio eletrolítico do corpo, além de auxiliar nas funções digestiva e renal. No entanto, o consumo excessivo pode representar um risco para a hipertensão arterial, osteoporose, problemas de visão e outros distúrbios de saúde.

Para evitar o consumo excessivo de sal, a especialista recomenda que as pessoas reduzam a quantidade gradualmente, retirem o saleiro da mesa e evitem alimentos industrializados com alta concentração do tempero.

Vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal não exceda 5g, o equivalente a uma colher de café, o que corresponde a 2g de sódio.

Veja vídeos do Receita da Boa:

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também