Este alimento não pode ser consumido diariamente, segundo Harvard
Conforme o artigo, uma porção do alimento tem “praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro”. Confira mais detalhes a seguir.

Clique aqui e escute o artigo
A Universidade de Harvard publicou um estudo importante sobre a alimentação cotidiana, alertando que o arroz branco pode não ser benéfico à saúde, especialmente para diabéticos.
Embora seja um dos alimentos mais consumidos no Brasil, o artigo recomenda cautela em sua inclusão nas refeições diárias.
Veja também: 5 alimentos que podem ajudar a combater a pressão alta
Sendo assim, não perca tempo e confira mais detalhes a seguir.
O arroz pode ser um vilão?

Imagem de arroz sendo lavado – Freepik
Pesquisadores afirmam que o arroz branco passa por um processo de refinação que remove a casca, resultando na perda de fibras, minerais e vitaminas, mantendo apenas o amido.
O arroz branco é rico em carboidratos, com cerca de 28,2 gramas a cada 100 gramas. Esse alto teor pode provocar alterações significativas nos níveis de açúcar no sangue.
Veja também: Bebida para diminuir o açúcar no sangue e emagrecer
De acordo com um artigo de Harvard, refeições ou lanches com alta quantidade de carboidratos, como o arroz branco, têm um efeito semelhante ao consumo de açúcar de mesa puro, “causando um aumento rápido e alto no açúcar no sangue”.
Essa variação é especialmente prejudicial para pessoas com diabete, que precisam controlar seus níveis de açúcar para evitar complicações. Portanto, o artigo recomenda que pessoas com diabete evitem o consumo de arroz branco.
Impactos do arroz na saúde

Imagem de arroz sendo lavado – Freepik
Os pesquisadores recomendam substituir o arroz branco por alternativas que têm menor impacto nos níveis de açúcar, como quinoa, legumes, cenouras, vegetais verdes não amiláceos e grãos não refinados.
“Escolher fontes saudáveis de carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer”, afirma o artigo da universidade.
Veja também: 4 sucos detox para desinchar o corpo
Manter uma alimentação saudável requer consideração da individualidade, e é aconselhável buscar orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista.
Os resultados não sugerem eliminar o arroz da dieta, mas enfatizam a importância da moderação e do equilíbrio com outros alimentos, como o feijão, em um contexto alimentar diário.