Este alimento não pode ser consumido diariamente, segundo Harvard

Conforme o artigo, uma porção do alimento tem “praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro”. Confira mais detalhes a seguir.

Author Avatar
em 26/01/2025 Gabriella Zilma
Foto: iStock / Arroz soltinho

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

A Universidade de Harvard publicou um estudo importante sobre a alimentação cotidiana, alertando que o arroz branco pode não ser benéfico à saúde, especialmente para diabéticos.

Embora seja um dos alimentos mais consumidos no Brasil, o artigo recomenda cautela em sua inclusão nas refeições diárias.

Veja também: 5 alimentos que podem ajudar a combater a pressão alta

Sendo assim, não perca tempo e confira mais detalhes a seguir.

O arroz pode ser um vilão?

Imagem de arroz sendo lavado – Freepik

Pesquisadores afirmam que o arroz branco passa por um processo de refinação que remove a casca, resultando na perda de fibras, minerais e vitaminas, mantendo apenas o amido.

O arroz branco é rico em carboidratos, com cerca de 28,2 gramas a cada 100 gramas. Esse alto teor pode provocar alterações significativas nos níveis de açúcar no sangue.

Veja também: Bebida para diminuir o açúcar no sangue e emagrecer

De acordo com um artigo de Harvard, refeições ou lanches com alta quantidade de carboidratos, como o arroz branco, têm um efeito semelhante ao consumo de açúcar de mesa puro, “causando um aumento rápido e alto no açúcar no sangue”.

Essa variação é especialmente prejudicial para pessoas com diabete, que precisam controlar seus níveis de açúcar para evitar complicações. Portanto, o artigo recomenda que pessoas com diabete evitem o consumo de arroz branco.

Impactos do arroz na saúde

Imagem de arroz sendo lavado – Freepik

Os pesquisadores recomendam substituir o arroz branco por alternativas que têm menor impacto nos níveis de açúcar, como quinoa, legumes, cenouras, vegetais verdes não amiláceos e grãos não refinados.

“Escolher fontes saudáveis de carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer”, afirma o artigo da universidade.

Veja também: 4 sucos detox para desinchar o corpo

Manter uma alimentação saudável requer consideração da individualidade, e é aconselhável buscar orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista.

Os resultados não sugerem eliminar o arroz da dieta, mas enfatizam a importância da moderação e do equilíbrio com outros alimentos, como o feijão, em um contexto alimentar diário.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também