Entenda por que seguir a dieta de Carolina Dieckmann pode não ser a melhor opção para você

O jejum intermitente ganhou destaque entre quem busca emagrecer, mas pode acabar trazendo o efeito contrário. Entenda o porque você não deve seguir

Author Avatar
em 27/09/2024 Isadora Caetano
Foto: Reprodução - iStock / Imagem de um despertador em um prato conceito de dieta de jejum intermitente , hora de comer estilo de vida saudável

Clique aqui e escute a receita

Nas redes sociais, Carolina Dieckmann compartilhou sua experiência com jejum intermitente de 24 horas para perder peso, antes de um papel em um filme gravado em julho de 2024.

Ela revelou que foi difícil no começo, mas, com orientação profissional, conseguiu resultados como a perda de peso e a redução do estômago. No entanto, esse método de emagrecimento gera bastante debate.

Jejum intermitente realmente emagrece?

Pesquisas indicam que, em alguns casos, ele pode dificultar a perda de peso. Especialistas alertam sobre os riscos dessa prática quando não é feita de forma adequada.

O que torna o jejum intermitente de 24 horas arriscado?

Esse tipo de jejum envolve passar um dia inteiro sem ingerir alimentos, apenas consumindo líquidos sem calorias, como água, café ou chá sem açúcar. Nas 24 horas seguintes, a alimentação é liberada, mas o problema surge justamente aí.

A recomendação é manter uma dieta equilibrada após o jejum, mas muitas pessoas acabam exagerando.

“Cada pessoa tem necessidades nutricionais específicas, além de fatores genéticos e atividades diárias diferentes. A falta de nutrientes por períodos prolongados pode causar problemas sérios, como queda de cabelo, constipação, anemia, entre outros”, alerta Lilian Sant’Anna, coordenadora de nutrição clínica do Hospital do Coração.

Ela reforça que uma abordagem mais segura para emagrecer é a reeducação alimentar, comendo pequenas porções ao longo do dia e ajustando a alimentação com a ajuda de um profissional.

O jejum intermitente pode causar ganho de peso?

Sim! Segundo Acácio Barros, professor de nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual, o risco de exagerar na alimentação após o jejum aumenta em 65% na primeira hora.

Ele ainda destaca que isso pode levar a comportamentos prejudiciais, como o uso de laxantes ou diuréticos.

Pesquisas da USP também mostraram que o jejum intermitente de 24 horas pode causar aumento de gordura corporal, entre outros problemas, como resistência à insulina e perda de massa muscular.

Por isso, antes de adotar qualquer dieta, é essencial conversar com um profissional que possa avaliar suas necessidades e indicar a melhor estratégia para você.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também