Bebida açucarada pode elevar em 85% o risco de câncer de fígado, diz estudo

O consumo excessivo de bebidas açucaradas pode aumentar o risco de câncer de fígado e outras doenças hepáticas crônicas. Confira mais detalhes a seguir.

Author Avatar
em 26/01/2025 Gabriella Zilma
Foto: iStock / Refrigerante natural

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 2

O consumo regular de bebidas açucaradas, como refrigerantes, vem sido relacionado a um aumento significativo nos riscos de câncer de fígado e de mortalidade por doenças hepáticas crônicas.

Essa ligação foi comprovada por um estudo divulgado na revista científica JAMA, que analisou dados de quase 100mil mulheres na pós-menopausa.

As descobertas mostraram que mulheres que consumiam uma ou mais porções diárias dessas bebidas tinham um risco 85% maior de desenvolver câncer de fígado e 68% maior de falecer devido a doenças hepáticas crônicas, em comparação às que consumiam menos de três porções por mês.

Veja também: Bebida para diminuir o açúcar no sangue e emagrecer

Saiba mais informações a seguir.

Entenda

Ainda não se compreendem totalmente os mecanismos que ligam o consumo de bebidas açucaradas ao aumento do risco de câncer de fígado, mas especialistas acreditam que altos níveis de açúcar são um fator importante.

O consumo excessivo pode elevar a glicose no sangue e aumentar a resistência à insulina, ambos relacionados ao desenvolvimento de doenças hepáticas, incluindo o câncer.

Veja também: 4 sucos detox para desinchar o corpo

Esses efeitos metabólicos podem prejudicar o funcionamento do fígado e provocar inflamações que favorecem condições graves.

Câncer de Fígado

O câncer de fígado é uma das formas mais letais de câncer, com taxas de sobrevivência abaixo de 40% após cinco anos do diagnóstico.

Os principais sintomas incluem dor abdominal, aumento do abdômen, perda de peso inexplicada, falta de apetite, mal-estar geral, icterícia (pele e olhos amarelados) e ascite (acúmulo de líquido na barriga).

Identificar esses sinais precocemente é crucial para aumentar as chances de um tratamento eficaz.

Veja também: 5 Frutas que Auxiliam a Regular seu Intestino!

Vale ressaltar que as conclusões do estudo publicado na JAMA são de natureza observacional. Isso significa que, embora tenha sido encontrada uma associação significativa entre o consumo de bebidas açucaradas e o risco de doenças hepáticas, não há comprovação de uma relação de causa e efeito.

Estudos adicionais são necessários para confirmar esses resultados e explorar detalhadamente os mecanismos biológicos envolvidos.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também