Conheça os benefícios do alecrim à saúde

O alecrim, além de ser um tempero delicioso e versátil, é uma planta medicinal com uma longa história de uso. Rico em antioxidantes, flavonoides e óleos essenciais, o alecrim oferece uma série de benefícios para a saúde.

Author Avatar
em 16/01/2025 Gabriella Zilma
Tempo de preparo Preparo

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 1

O alecrim, com origem mediterrânea, é rico em minerais, vitaminas A e C, e compostos polifenóis.

Uma colher de chá (4g) possuem 13kcal, 0.20g de proteína, 1,70g de fibras, e outros nutrientes como cálcio, ferro e vitamina C.

Confira mais detalhes a seguir.

Benefícios

Chá de Alecrim – iStock

O alecrim contém efeitos antiespasmódicos, antioxidantes, anti-inflamatórios e diuréticos. Assim, seus benefícios foram mais estudados em animais o que em humanos, conforme o site Viva Bem.

Além disso, possui ácido carnósico, que combate radicais livres no cérebro, auxiliando na prevenção do Alzheimer. Também melhora memória e concentração.

Veja também: Conheça os alimentos mais indicados para emagrecer

Rico em taninos, flavonoides e saponinas, o alecrim combate o estresse oxidativo, prevenindo doenças cardiovasculares, degenerativas e até câncer.

Ajuda na digestão, diminuindo gases, azia e cólicas. Estimula a função da bile, sendo benéfico para quem tem baixa produção de ácido estomacal.

Os polifenóis, como o ácido rosmarínico, combatem inflamações e fortalecem o sistema imunológico, conforme o site Viva Bem.

Suas propriedades diuréticas auxiliam a eliminar toxinas e diminuem inchaços, beneficiando principalmente mulheres no período pré-menstrual.

Melhora a saúde do fígado e contribui para a desintoxicação do organismo.

Grávida, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com diabetes, pressão alta ou enxaqueca devem evitar o uso excessivo. Em altas doses, pode ocasionar irritações gastrointestinais e nefrite.

Comum em chás, temperos ou pratos como carnes, sopas e pães. A versão seca é mais concentrada e deve ser usada com moderação.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também