Estudo italiano revela que comer macarrão melhora o humor e reduz o estresse

Um novo estudo realizado na Itália aponta que o consumo de macarrão pode aumentar a felicidade, reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional.

Macarrão cremoso - iStock - Imagem ilustra macarrão cremoso
Foto: Macarrão cremoso - iStock / Imagem ilustra macarrão cremoso
Tempo de preparo Preparo
Porções Serve

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 1

Já imaginou melhorar o humor com um prato de macarrão? A ciência confirma: além de saborosa, a massa pode ser uma aliada emocional. Uma nova pesquisa realizada pela Università Cattolica del Sacro Cuore, com apoio do Grupo Barilla, revelou que o consumo de macarrão está diretamente associado ao aumento da felicidade, à redução do estresse e à melhora na qualidade de vida. O estudo foi publicado na revista científica Food Science & Nutrition.

Intitulado Pasta, what a feeling! A multi-method study on the relationship between pasta consumption and happiness“, em português, Macarrão, que sentimento! Um estudo multimétodo sobre a relação entre o consumo de macarrão e a felicidade“, o trabalho foi conduzido pelo psicólogo clínico Francesco Pagnini, com passagens pela Universidade de Harvard.

A pesquisa teve como objetivo investigar os impactos emocionais e psicológicos do consumo de macarrão, especialmente em contextos sociais, como jantares em família ou entre amigos.

A primeira fase do estudo analisou dados de 1.532 participantes italianos, revelando que:

  • 41% dos entrevistados associam o macarrão à família

  • 21% o relacionam a emoções positivas

  • 10% apontam o prazer de comer a massa

  • 7% destacam sensações de conforto e relaxamento

Segundo o professor Pagnini, os dados mostram que “o simples ato de compartilhar uma refeição com macarrão pode criar conexões emocionais duradouras e proporcionar conforto como nenhum outro alimento“.

LEIA TAMBÉM: É fome ou ansiedade? Como identificar a alimentação emocional compulsiva; especialistas explicam

O estudo também destacou que, diferentemente de outros alimentos como arroz, carne, fast food ou até mesmo pizza, o macarrão se mostrou mais eficaz em promover sentimentos positivos quando consumido em momentos sociais. “A combinação entre massa e interação social é um impulsionador significativo da felicidade”, reforça Pagnini.

Além da parte emocional, os dados apontam que:

  • O macarrão é consumido regularmente por 44% dos participantes, de 2 a 3 vezes por semana

  • Cerca de 23,9% consomem diariamente

  • Está associado a sensações de saciedade (34%), satisfação (29%) e felicidade (10%)

LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável para crianças: como melhorar a alimentação infantil com dicas práticas e divertidas

Para Valeria Rapetti, Diretora Global de Nutrição e Bem-Estar do Grupo Barilla, os resultados reafirmam como um prato simples pode impactar positivamente o dia a dia. “Este estudo capta lindamente como o macarrão une as pessoas, criando momentos de alegria. O sabor delicioso e as qualidades nutritivas da massa trazem uma sensação de felicidade à vida cotidiana”, comenta.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também