O pão é mesmo um vilão? Saiba o que dizem os especialistas

A dúvida de muitos é se o pão realmente pode atrapalhar na dieta ou se deve ser cortado de vez da rotina de quem busca ser mais saudável. Confira mais detalhes a seguir.

Author Avatar
em 30/01/2025 Gabriella Zilma

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

O pão é um alimento bastante comum em muitas refeições, seja café da manhã ou lanche da tarde, além de ser querido pelos brasileiros.

Com isso, o pão está presente em muitas versões, como o pão de forma ou pão francês. No entanto, surgem alguns questionamentos: será ele um aliado ou inimigo da saúde?

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), os brasileiros consomem cerca de 2,3 milhões de toneladas de pão por ano.

Com números tão altos, não é surpresa que o alimento seja alvo de questionamentos, principalmente entre aqueles que procuram perder peso. Afinal, o pão engorda? Faz mal? Deveria ser cortado da dieta?

Veja também: 5 alimentos que podem ajudar a combater a pressão alta

Para esclarecer essas dúvidas, a Dra. Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecentro, referência em emagrecimento e estética corporal, desmistifica o assunto. Confira mais a seguir.

Pão engorda?

Pão caseiro

Pão

Muitas pessoas certamente já ouviu que “pão engorda”, é uma crença comum, mas a especialista explica que o contexto é mais complexo do que aparenta.

“O pão, por si só, não é o grande vilão do ganho de peso. O problema surge quando há um consumo excessivo de calorias sem um gasto energético equivalente. Pães brancos, em especial, são ricos em carboidratos refinados e açúcar, além de possuírem poucas fibras e nutrientes. Por isso, quando consumidos em excesso, podem dificultar o emagrecimento”, diz Ramuth.

E quanto ao inchaço? Conforme a especialista, é um equívoco culpar o pão diretamente por essa sensação.

Veja também: Bebida para diminuir o açúcar no sangue e emagrecer

“Pessoas sensíveis ao glúten podem sentir desconforto após o consumo, mas para a maioria das pessoas, ele pode ser incluído na alimentação sem grandes problemas. Para quem tem intolerância ou deseja evitar o glúten, há versões sem essa proteína que podem ser boas alternativas.”

“Os pães integrais, feitos com grãos inteiros, são opções mais nutritivas, pois contêm mais fibras, vitaminas e minerais. Além disso, versões artesanais e com menos aditivos químicos são alternativas interessantes para quem busca qualidade na alimentação”, indica a especialista.

Pode comer pão à noite?

A resposta depende dos objetivos individuais.

“Não há uma regra absoluta. Quem deseja manter o peso pode consumir pães integrais e combiná-los com proteínas e fibras para equilibrar a refeição. Já quem busca reduzir a glicemia ou controlar o peso pode considerar diminuir os carboidratos no jantar. O mais importante é o equilíbrio na alimentação ao longo do dia”, ressalta Sylvia.

Veja também: 4 sucos detox para desinchar o corpo

Dá para emagrecer comendo pão?

Pão caseiro – Freepik

Para quem não abre mão de um bom pãozinho, a palavra-chave é moderação. Aliado a escolhas inteligentes, ele pode fazer parte de uma alimentação equilibrada.

“Combinar o pão com proteínas e vegetais é uma ótima estratégia. Peito de peru, frango grelhado, folhas verdes, tomate e cenoura são excelentes complementos para um sanduíche saudável. Outra sugestão é consumir pão com ovo, que é uma fonte de proteína importante e auxilia na saciedade”, finaliza a especialista.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também