Probiótico Caseiro que Desinflama a Barriga!

A busca por uma flora intestinal saudável tem levado muitas pessoas a procurarem alternativas naturais, como os probióticos caseiros. Ao preparar seus próprios probióticos, você tem controle sobre os ingredientes e pode garantir uma fermentação adequada, resultando em um alimento rico em bactérias benéficas para a saúde intestinal.

Author Avatar
em 22/01/2025 Gabriella Zilma
Foto: iStock / Bebida

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 1

Os componentes probióticos auxiliam na digestão e a desinflamar o intestino. Além disso, os probióticos, considerado um elixir poderoso para a flora intestinal, são encontrados em muitos alimentos.

Estes componentes agem em especial quando há agentes externos como o stress, vários medicamentos e certas doenças, além da má alimentação e do sedentarismo, que podem afetar a microbiota.

Conforme Ingortze Zubieta Aurteneche, nutricionista da Academia Espanhola de Nutrição e Dietética ao Heraldo, essa microbiota estimula as enzimas do intestino.

“Também promovem a absorção intestinal e regulam o trânsito intestinal, controlando a prisão de ventre ou a diarreia. Como se não bastasse, reduzem gases e inchaço abdominal”.

Veja também: Conheça os principais benefícios da framboesa à saúde

Além disso, os probióticos podem diminuir a incidência de infecções do trato geniturinário e ajudar a regular os níveis de colesterol, bem como tratar o Helicobacter Pylori com antibióticos.

Zubieta ressalta ainda que “ativam a síntese de vitaminas A, B e K, e reduzem o risco de câncer colorretal, além de melhorarem os sintomas da síndrome do intestino irritável. Por outro lado, contribuem para a produção de ácido láctico e acético que reduzem o pH intestinal, como sistema de defesa contra germes.”

Receita de probiótico caseiro

Conhecido também como Kefir, esse probiótico pode ser encontrado de diferentes formas em termos de apresentação; nos supermercados costuma ser vendido como sobremesa obtida pela fermentação do leite graças a um fungo.

“É rico em cálcio, magnésio e fósforo, vitamina K e grupo B (B1, B5, B8, B9, B12), triptofano e proteínas de fácil digestão”, explica Zubieta.

Veja também: Mantenha seu queijo fresco por mais tempo com dicas importantes

O kefir pode ser de água, que é efervescente e resulta da fermentação da água com açúcar, ou de leite, sendo mais comum e pode ser feito em casa.

O kefir de leite possui uma textura cremosa e ácida, sendo produzido com nódulos chamados búlgaros, que se parecem com pequenos repolhos.

Esses búlgaros podem ser adquiridos secos ou trocados, por crescerem durante a fermentação e precisam de cuidados no armazenamento.

Originário do Cáucaso, o nome “kefir” deriva da frase turca que significa “sentir-se bem”. Pode ser consumido puro ou adoçado com mel, ou frutas.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também