Como escolher maracujá: dicas ajudam a saber se o maracujá está maduro
Saiba como escolher bons maracujás na feira e como guardá-los
Clique aqui e escute a receita
Escolher maracujá pode ser uma tarefa difícil para quem se deixar enganar pela sua aparência enrugada. No entanto, há dicas práticas de como escolher frutas no mercado que podem ajudar nesta tarefa.
Aprenda a seguir dicas para identificar maracujá maduro e fazer boas escolhas.
Maracujá maduro: como escolher maracujá na feira?
Evite maracujá com casca verde
Independente do tipo de maracujá, evite os de coloração verde, pois estão muito verdes. Dê preferência aos com a coloração específica do tipo, como amarelo, roxo ou vermelho.
Textura da casca
Aqui entra o ditado “não julgue um livro pela capa”. Apesar de parecerem amassados, o maracujá maduro é enrugado. Mas a presença de “buracos” em excesso e outras características, como manchas escuras, podem indicar que o maracujá passou do ponto.
Atente-se ao peso do maracujá
Os maracujás maduros possuem muita polpa, sendo seu peso maior que de um fruto verde. Em geral, o peso de um maracujá maduro fica entre 35 e 50 g.
Evite maracujás machucados
Apesar da maioria das agressões externas não passarem da casca, tenha cuidado com furos e bolor, pois o alimento pode estar contaminado caso tenha atingido o interior da casca.
Maracujá firme e suculento
Ao escolher um maracujá maduro, certifique-se de seu ponto apertando suavemente a casca. Semelhante ao mamão e ao abacate, a casca do maracujá deve ceder um pouco, mas não deve se apresentar muito mole.
Como guardar maracujá? Saiba armazenar a fruta
- Maracujás verdes ou perto de amadurecer devem ser deixados na fruteira por alguns dias. É preciso deixá-los longe da luz do Sol para não estragar.
- Maracujás abertos podem ser guardados na geladeira ou congelados. É preciso colocar a polpa em um pote fechado para deixar na geladeira por até 7 dias.
- Para congelar, coloque a polpa em sacos próprios para congelar e conserve por até 12 meses.
Fonte: wikiHow