Dia dos Avós: leite é aliado da saúde na terceira idade, afirma geriatra

Especialistas alertam para a importância do leite e seus derivados na saúde dos idosos, ajudando na prevenção de doenças como osteoporose e sarcopenia.

Freepik
 - Imagem de homem na terceira idade tomando leite
Foto: Freepik / Imagem de homem na terceira idade tomando leite
Tempo de preparo Preparo
Porções Serve

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

Comemorado no último sábado, 26 de julho, o Dia dos Avós é uma data que nos convida a refletir sobre o cuidado e a atenção dedicados àqueles que tanto fizeram por nós. Uma das formas mais significativas de retribuir esse carinho é promover hábitos saudáveis que contribuam para a longevidade e o bem-estar na terceira idade. Entre esses hábitos, o consumo regular de leite e derivados ganha destaque como um importante aliado da saúde dos idosos.

De acordo com a Dra. Sarah Melo, geriatra que atua no Centro Clínico Órion Complex, em Goiânia, o leite é uma fonte rica de nutrientes essenciais para a fase madura da vida, como cálcio, vitamina D, fósforo, potássio e proteínas de alto valor biológico. Esses componentes são fundamentais para manter a saúde óssea, preservar a massa muscular e prevenir doenças crônicas comuns no envelhecimento, como a osteoporose, a sarcopenia e até a hipertensão.

Vejo na prática clínica muitos idosos com perda de massa magra ou densidade mineral óssea reduzida. Nesses casos, o consumo de leite e seus derivados, aliado a um plano alimentar equilibrado e à prática de atividade física, pode ser decisivo para a manutenção da autonomia”, afirma a médica.

Qual o melhor tipo de leite para idosos?

A escolha do tipo de leite, no entanto, deve levar em consideração o perfil de saúde de cada idoso.

  • O leite semidesnatado é geralmente o mais recomendado, por manter o equilíbrio entre teor de gordura e vitaminas lipossolúveis.
  • Já o leite integral pode ser mais indicado para pessoas com baixo peso ou em estado de desnutrição, enquanto o desnatado costuma ser uma boa alternativa para aqueles com colesterol elevado ou doenças cardiovasculares.

LEIA TAMBÉM: Laxante natural para idosos com apenas 3 ingredientes

Quantidade de leite

Segundo especialistas, a recomendação geral é o consumo de 2 a 3 porções diárias de laticínios, como leite, iogurte ou queijos brancos. Mas é fundamental personalizar a dieta conforme preferências alimentares, tolerâncias e interações medicamentosas.

Além de nutritivo, o leite UHT (o popular leite de caixinha) também se destaca pela segurança alimentar. Vinícius Junqueira, diretor geral da Marajoara Laticínios, afirma que o produto mantém seus nutrientes preservados, graças a um processo rigoroso de qualidade.

Nosso leite passa por etapas que incluem análise, pasteurização e envase asséptico, o que garante a eliminação de micro-organismos sem necessidade de aditivos”, explica.

Ele ainda desmistifica uma preocupação comum: “O leite de caixinha não contém substâncias tóxicas como formol, conforme atestado por órgãos como o Ministério da Agricultura e a Anvisa. A desinformação sobre isso pode ser muito prejudicial, especialmente para os idosos.

Por fim, a Dra. Sarah reforça que o leite deve estar inserido em um estilo de vida saudável, baseado em uma alimentação rica em alimentos in natura, boa hidratação e refeições equilibradas.

Envelhecer com saúde é um ato contínuo de autocuidado e dignidade. O leite pode ser um ótimo aliado, mas é apenas uma parte de um todo que deve ser construído com carinho e atenção diariamente.

Incentivar o consumo de alimentos que promovem bem-estar e qualidade de vida é uma forma singela e poderosa de cuidar aqueles que, com sabedoria e afeto, ajudaram a moldar quem somos.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também